Entrar

Questões de Concurso: Enfermagem Clínica

Confira aqui questões de Enfermagem Clínica para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O diabetes mellitus (DM) pode ocorrer em todas as faixas de idade, sem distinção de raça, gênero ou condições socioeconômicas, e também em gestantes. Acerca desse assunto e com base nas normas do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens a seguir.

O DM é uma doença que se caracteriza pelos níveis cronicamente altos de glicose no sangue.

🧠 Mapa Mental

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma resistência específica de 10 Mohm/cm, deve-se utilizar água destilada.

🧠 Mapa Mental
O Diabetes é uma enfermidade que tem aumentado muito nos últimos anos. Sobre o Diabetes, considere as afirmativas a seguir.

I. Há dois tipos principais de diabetes: na diabetes Melito do tipo I, os pacientes não necessitam de terapia com insulina para o tratamento e na diabetes Melito do tipo II, alguns pacientes podem requerer terapia com medicamentos orais ou insulina, mas podem controlar seu diabetes através de dietas.

II. Os sinais e sintomas da diabete são: cansaço, sede, necessidade freqüente de urinar e visão turva. Com o passar do tempo, podem surgir sérios problemas como: perda da visão, comprometimento nervoso, circulação deficiente, cardiopatia e insuficiência renal.

III. A insulina, quando se liga a células em locais chamados de receptores de insulina, permite que o açúcar ou glicídios do alimento entre nas células hepáticas e musculares do organismo, onde é utilizado para produção de energia.

IV. A insulina é um hormônio essencial produzido no pâncreas e liberado na corrente sangüínea.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:

🧠 Mapa Mental

Todo paciente que se encontra em suporte ventilatório mecânico corre o risco de desenvolver complicações, entre elas a pneumonia. À medida que a enfermagem deve adotar para diminuir a evolução dessas infecções é:

🧠 Mapa Mental

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo.

🧠 Mapa Mental

O cuidado de enfermagem ao paciente com tratamento quimioterápico exige a identificação dos efeitos colaterais, para a determinação dos cuidados a serem prestados, pois a administração de quimioterapia tem a finalidade de destruir as células cancerígenas. Entretanto, seu efeito no organismo traz efeitos adversos e nocivos a curto, médio e longo prazo. Em relação à quimioterapia e seus efeitos colaterais, analise as afirmativas abaixo.

I. A presença de urticária e a hiperpigmentação em alguns casos está relacionada à alta taxa de renovação celular causada pela quimioterapia a nível sistêmico.

II. A alopecia é uma toxicidade dermatológica da quimioterapia em nível sistêmico. Inicia-se, geralmente, 2 a 3 semanas após o início do tratamento.

III. A administração de quimioterapia via intravenosa é a mais comum, com absorção mais rápida e alcance de níveis séricos precisos. Requer técnica asséptica e rodízio da área de aplicação da punção periférica, com avaliação frequente e criteriosa do acesso venoso na administração de antineoplásicos irritantes e vesicantes para evitar flebite.

IV. Náuseas, vômitos, flebite e fadiga são alguns sintomas imediatos da quimioterapia.

V. A anemia é o sintoma mais frequente no paciente oncológico, que pode ser consequência do tratamento ou da própria doença, principalmente em pacientes com doença avançada.

Assinale a alternativa CORRETA.

🧠 Mapa Mental
O Bruckner Test avalia o(a)
🧠 Mapa Mental