Questões de Concursos Públicos: Educação Física

Encontre aqui questões Educação Física de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A respeito da compreensão teórico?metodológica da educação física escolar segundo as abordagens críticas, julgue os itens de 87 a 92. A configuração curricular escolar da educação física toma como pressupostos os sentidos e significados da cultura corporal historicamente elaborados e culturalmente desenvolvidos pela humanidade.
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue os itens a seguir. No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.
O atletismo conta a história esportiva do homem no Planeta. É chamado de esporte base, porque sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, tais como: correr, saltar, lançar. Não por acaso, a primeira competição esportiva de que se tem notícia foi uma corrida, nos jogos de 776 a.C., na cidade de Olímpia, na Grécia, que deram origem às Olimpíadas. A prova, chamada pelos gregos de “stadium”, tinha cerca de 200 metros e o vencedor, Coroebus, foi considerado o primeiro campeão olímpico da história. Na moderna definição, o atletismo é um esporte com provas de pista, de campo, provas combinadas, pedestrianismo, corridas em campo, corridas em montanha e marcha atlética. Pode-se inferir que são exemplos de provas combinadas:
De acordo com Betti, a cultura corporal de movimento é um dos fenômenos mais importantes nos meios de comunicação de massa e na economia. Para o referido autor, qual o conceito de cultura corporal de movimento?

Um professor disse aos alunos: “Atenção, crianças! De quantas maneiras diferentes vocês podem equilibrar um bambolê?”. E, em seguida, complementou: “Pratiquem!”.

Nessa situação, o professor adotou um estilo de ensino

de produção divergente, o qual envolve as crianças na descoberta de novas e diferentes respostas.
Ao abordar o tema aptidão física, saúde e qualidade de vida em uma aula, o professor de Educação Física está correto quando afirma que
Depois de lecionar o conteúdo basquete, o(a) professor(a) avaliou o(a)s aluno(a)s pelo número de cestas que acertaram num total de 10 tentativas. Quanto mais cestas acertadas, maior a nota. Esse tipo de avaliação é característica da perspectiva:
Na Educação Física escolar o esporte é um conteúdo a ser ministrado. Existem diversas classificações para tal conteúdo. Gonzalez (2004) apresenta um sistema de classificação para o esporte desenvolvido em quatro critérios: I - relação com o adversário; II - relação com o objetivo, III - relação com o colega; e, IV - relação com o ambiente. Considerando esses critérios, assinale a opção que corresponde à correta classificação da natação em piscina.
A educação física escolar contemporânea apresenta diversas tendências com diferentes objetivos de formação, ou seja, cada tendência traz um ponto de vista diferente ao que se refere ao aprendiz. Qual tendência impõe a ideia do movimento como principal meio e fim da educação física?
Considerando a avaliação em Educação Física, assinale a afirmação FALSA.