Entrar

Questões de Concurso: Educação Especial Inclusiva

Confira aqui questões de Educação Especial Inclusiva para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A deficiência intelectual caracteriza-se por
🧠 Mapa Mental
Atualmente agrupam-se sob a denominação de transtornos do espectro autista os seguintes transtornos:
🧠 Mapa Mental
Acerca da deficiência visual, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental
Em relação ao atendimento especial especializado (AEE) direcionado ao aluno com transtorno global do desenvolvimento (TGD), assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental
Na década de 50 do século passado, o princípio da normalização orientou o atendimento educacional ofertado aos estudantes com necessidades especiais. No que se refere a esse assunto, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental

Considerando os fundamentos da educação inclusiva, julgue os itens a seguir.

I As deficiências devem ser vistas como mais uma das características que os alunos podem apresentar.

II A escola deve proporcionar meios de integração com a comunidade escolar, de forma a garantir que todos construam conhecimentos para a vida em sociedade.

III A escola deve estabelecer turmas de alunos com base no desempenho discente para facilitar o sucesso da aprendizagem.

IV Aos alunos com necessidades educacionais especiais deve-se oferecer um rol de atividades voltadas, prioritariamente, para a socialização.

Estão certos apenas os itens

🧠 Mapa Mental
De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatísticas das Perturbações Mentais (DSM - VI-TR), os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento (TGD) apresentam
🧠 Mapa Mental
Com relação ao processo de avaliação dos estudantes com deficiência, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar do estudante com deficiência, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), nas turmas comuns do ensino regular.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que as escolas da rede regular de ensino devem organizar suas classes comuns com o objetivo de

🧠 Mapa Mental
Para seu primeiro dia de aula, na turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, em sua primeira experiência enquanto docente, Mariana preparou uma atividade de integração que exigiria movimentação dos alunos na sala de aula. Ao receber os alunos, a professora teve conhecimento de que um deles apresentava paralisia nos membros inferiores e fazia uso de cadeira de rodas. Surpresa com a situação e baseada na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a professora:
🧠 Mapa Mental