Questões de Concursos Públicos: ECONOMIA BRASILEIRA

Encontre aqui questões ECONOMIA BRASILEIRA de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O estudo da evolução da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Entre 1994 e 1998, o aumento da rubrica OCC (outras despesas de custeio e capital), que aglutina a demanda por mais verbas dos ministérios, dos prefeitos e dos governadores, foi um dos elementos responsáveis pelo aumento do gasto público nesse período.

Sobre o processo inflacionário brasileiro avalie as seguintes afirmações.

I. A URV foi criada para ser dotada de curso legal, servir como padrão monetário e ser a transição para a nova moeda, o Real.

II. Antes do Plano Real foram diversos os planos que tentaram acabar com o processo inflacionário brasileiro, como o Plano de Metas, Plano Trienal e os dois planos PAEG, I e II.

III. O Milagre Econômico foi caracterizado por um período de alto crescimento econômico sem inflação, resultado de um congelamento de preços que funcionou durante grande parte da década de 70.

Dessas afirmativas podemos dizer que:

Julgue os itens seguintes, relativos à realidade econômica atual do Brasil.

O Brasil apresenta alto grau de desigualdade pessoal de renda, contudo, do ponto de vista do desempenho econômico das unidades federadas, a média dos desequilíbrios é próxima da média mundial para países em desenvolvimento.

A respeito da previdência social no Brasil, julgue os itens que se seguem.

As receitas e as despesas da previdência social não são incluídas no cálculo dos saldos primários das contas do governo.

No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir. A prática de taxas múltiplas de câmbio foi extinta no governo Café Filho mediante a implementação da reforma cambial de Whitaker-Campos-Bernstein.
A partir de 1996 o Governo brasileiro implantou um novo regime cambial, integrado aos objetivos do Plano Real. Esse regime pode ser designado

Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 104.

A renda obtida pelo setor financeiro da economia não decorre do valor agregado aos serviços que o setor presta aos demais agentes econômicos.

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O Conselho Monetário Nacional estabelece que a constituição e o funcionamento de agências de fomento sob controle acionário de unidade da Federação para financiamento de capital fixo ou de giro não depende de autorização do Banco Central do Brasil.

O IBGE revisou recentemente a projeção da população brasileira, indicando o fim do bônus demográfico. Assinale a opção que indica uma implicação dessa revisão.