Entrar

Questões de Concurso: Doenças Patologias

Confira aqui questões de Doenças Patologias para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


No que concerne a diabetes melito, julgue os itens seguintes. Os sinais e sintomas característicos que levam à suspeita de diabetes são: poliúria, polidipsia, polifagia e perda inexplicável de peso.
🧠 Mapa Mental
As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. O hipotireoidismo afeta mais as mulheres que os homens e tem como sintomatologia fadiga, letargia, ganho de peso, constipação, mialgias, artralgias, queda de cabelos, unhas quebradiças e pele seca.
🧠 Mapa Mental

Considerando a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis (DST), leia as frases e a seguir assinale a alternativa correta.

I. Usar preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DST, em especial do vírus da Aids (o Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV).

II. A Aids e a Sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o recém-nascido durante a gravidez, o parto e a amamentação.

III. As DST são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.

IV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente no uso de drogas injetáveis.

🧠 Mapa Mental

Considerando-se a relevância do Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), tanto por sua prevalência como pelas consequências para o binômio materno-fetal, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Em situações de viabilidade financeira e/ou disponibilidade técnica parcial, todas as gestantes devem realizar a glicemia de jejum no início do pré-natal para diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional. O ideal é que esse exame apresente valores inferiores a 95mg/dL.

( ) Recomenda-se o diagnóstico universal, independentemente da ausência ou presença dos indicadores que estejam associados com maior risco de hiperglicemia na gravidez.

( ) Caso o resultado da glicemia de jejum apresente valor normal no primeiro trimestre de gestação, deve-se repetir o exame com 30 semanas de gestação, para que sejam identificados os casos de Diabetes Mellitus Gestacional.

( ) O valor de referência para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional, a partir da glicemia de jejum, é de 92 mg/dL, ou seja, independentemente da idade gestacional em que tenha sido realizado o exame, se o resultado foi igual ou acima deste, será confirmado o diagnóstico.

( ) O teste recomendado por apresentar a melhor sensibilidade/especificidade para o diagnóstico de Diabetes Mellitus Gestacional é a glicemia pós-prandial.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

🧠 Mapa Mental
As alterações do hormônio tireoidiano, que acometem várias pessoas, podem gerar distúrbios. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir. Os pacientes com doença coronariana subjacente que fazem reposição hormonal tireoidiana devem ser monitorados quanto à isquemia ou sinais de infarto, pois esses hormônios estimulam os efeitos cardiovasculares das catecolaminas.
🧠 Mapa Mental
Em relação à febre amarela, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
A Tricomoniase é uma infecção causada pelo Trichomonas vaginalis (protozoário flagelado), tendo como reservatório a cérvice uterina, a vagina e a uretra e é de transmissão sexual. Sobre esta doença, não se pode afirmar que:
🧠 Mapa Mental

Uma mulher de 22 anos de idade, portadora de lúpus eritematoso sistêmico (LES) há seis anos e nefrite lúpica há um ano, foi internada em uma unidade de clínica médica para tratamento do quadro de inchaço e diminuição do volume urinário. Nas últimas semanas, havia sido internada em decorrência de lesões cutâneas secundárias ao tratamento com dapsona. Durante a internação, iniciou quadro de dor e dificuldades de deglutição, sendo evidenciada esofagite por monília e herpes por endoscopia. O quadro evoluiu com náuseas, vômitos, fraqueza generalizada, dificuldades de deambulação e considerável perda de peso (9 kg). Os sinais vitais eram: temperatura de 36,4ºC, pulso de 88 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 146/122 mmHg, peso corporal de 40 kg, altura de 1,57 m, diurese de 300 mL/24 horas. Os exames laboratoriais indicaram uréia em 180 mg/dL, creatinina em 5 mg/dL, potássio sérico em 5,8 mol/L. O sumário de urina (EAS) mostrou proteinúria e hematúria.

Considerando a situação acima descrita, julgue os itens a seguir.

O LES é uma doença inflamatória crônica, auto-imune, que pode envolver múltiplos sistemas, tendo como possíveis manifestações clínicas: fadiga, vasculite, alopecia, fotossensibilidade, esofagite, perda de peso, febre e um rash cutâneo na forma de asa de borboleta na face.
🧠 Mapa Mental

A exposição do profissional de saúde a material biológico propicia risco de infecção por diversos patógenos, sendo os mais importantes os vírus da hepatite B (HBV), da hepatite C (HCV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV). Em relação a essas patologias, analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) O uso de luvas não impede acidentes perfurocortantes, mas reduz o volume de sangue em contato com a lesão, diminuindo o risco de transmissão.

( ) Todo profissional de saúde deve ser vacinado contra hepatite B e C.

( ) A transmissão do HIV-1 dá-se por meio de líquidos corporais que contêm HIV-1 ou linfócitos T CD4+. Esses líquidos incluem soro, líquido seminal, secreções vaginais, líquido amniótico e leite materno.

( ) Todas as vezes em que houver exposição acidental da pele com material perfurocortante ou fluidos orgânicos, devemos lavá-la imediatamente com água e solução anti-séptica degermante (PVPI ou Chlorexidine).

🧠 Mapa Mental

Um homem de 58 anos de idade, com queixa principal de icterícia, foi internado no setor de clínica médica de um hospital para tratamento de cirrose hepática; ex-tabagista, fumou da adolescência até os 54 anos e faz ingesta de destilados, cerca de três doses por dia, há 40 anos. Ele relatou surgimento de icterícia e fraqueza em membros inferiores há 30 dias; nos dias subsequentes, referiu aumento de volume abdominal e sensação de empachamento pós-prandial; negou sangramentos, vômitos ou náuseas. Relatou, ainda, perda de peso não aferida nesse período e aumento da ingesta alcoólica nos últimos 2 meses. Durante a coleta de dados, o paciente mostrou-se em regular estado geral; apresentou icterícia, abdome distendido, indolor, hepatimetria de 6 cm, baço impalpável e sinais de ascite. Apresentou pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, frequência respiratória de 22 movimentos respiratórios por minuto, frequência cardíaca de 86 batimentos por minuto e temperatura de 36,1 ºC. Observou-se, no corpo do paciente, a presença de angiomas aracnoideos, equimoses e púrpuras. Ele relatou também evacuações líquidas, quatro vezes ao dia, diurese colúrica, sono prejudicado e apetite diminuído; queixou-se de cansaço e falta de energia para manter as rotinas habituais e diminuição da qualidade de vida.

Acerca do caso clínico apresentado, julgue os itens de 76 a 85.

As aranhas vasculares, que caracterizam a cirrose e são detectadas no exame físico do paciente, definem-se como formações arteriolares que aparecem na região superior do corpo e têm um ponto central muito pequeno, com finas ramificações semelhantes a pernas de aranha.
🧠 Mapa Mental