Questões de Concursos Públicos: Doenças Infecciosas e Parasitárias

Encontre aqui questões Doenças Infecciosas e Parasitárias de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Assinale a alternativa em que a doença infecciosa de transmissão indireta é causada por uma toxina que prolifera no local do ferimento, caracterizando-se por espasmos musculares e contraturas, tendo como principal fonte de infecção o solo contaminado com esporos.
“É uma zoonose causada por uma bactéria, eliminada principalmente na urina de roedores, permanece em coleções de água a espera da pessoa que nela adentre. Assim, as pessoas podem contaminar-se não apenas ao entrar em áreas urbanas alagadas pela chuva, como também em coleções de águas rurais de lagoas, represas e riachos. A bactéria invade por pequenas lesões de pele ou pelas mucosas em contato com a água”.

À qual doença o texto se refere?
Sobre a prevenção de doenças parasitárias, verifique as assertivas e relacione com a alternativa correta.

I. A prevenção consiste, basicamente, em evitar contato com pessoas e roupas contaminadas. Uma vez diagnosticado um paciente, todos que com ele tenham contato direto devem ser examinados e tratados. Caso estejam infectados, devem também ser tratados. Desta forma, é interrompida a cadeia de transmissão.
II. Para prevenir, o ideal é evitar o compartilhamento de roupas, toalhas, acessórios de cabelo e outros objetos de uso pessoal, bem como evitar o contato direto cabeça com cabeça ou cabelo com cabelo de pacientes infestados.
III. A prevenção consiste basicamente em evitar contato com solo contaminado e usar sapatos. Medidas sanitárias para a descontaminação do local infestado também devem ser adotadas. 
É uma Doença infecciosa febril aguda, causada por parasito unicelular, caracterizada por febre alta acompanhada de calafrios, suores e cefaleia, que ocorrem em padrões cíclicos, a depender da espécie do parasito infectante. Os ataques paroxísticos característicos da doença ocorrem em quatro estágios sucessivos: o primeiro é caracterizado por frio intenso, acompanhado de calafrios e tremores; o segundo, por calor, febre alta, face hiperêmica, taquipneia, seguida de suores e apirexia, com duração total de 6 a 12 horas.

A doença infecciosa é:
Sobre a “Síndrome da Rubéola Congênita (SRC)", analise as afirmativas:

I - É uma importante complicação da infecção pelo vírus da Rubéola durante a gestação, principalmente no último trimestre.
II - Pode comprometer o desenvolvimento do feto e causar aborto, natimorto e anomalias congênitas.
III - As manifestações clínicas podem ser transitórias, permanentes, ou tardias.
IV - A vacina contra rubéola é a única medida preventiva e a mais segura.

Assinale:
O Ministério da Saúde divulgou novas informações em seu site oficial sobre o calendário anual de vacinação do ano vigente. A novidade é que, a partir da primeira quinzena de julho, a pasta vai solicitar às pessoas que viajarão ou retornarão da República Democrática do Congo e Angola que apresentem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). A medida visa prevenir uma eventual epidemia de febre amarela.

Com base no texto, responda à questão.

Sobre a vacina da Poliomielite, é correto afirmar: 
Sobre a coqueluche, verifique as assertivas e assinale a correta. I. A coqueluche o é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). II. É causada pelo vírus Bordetella pertussis. III. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. IV. Bebês menores de seis meses são propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte. V. Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP não correm o risco de adquiri-la.
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. Assinale o item CORRETO quanto à sua forma de transmissão:
Em geral, o diagnóstico da Coqueluche é clinico epidemiológico. A confirmação laboratorial de excelência é o isolamento da cultura de: