Entrar

Questões de Concurso: Doenças Infecciosas

Confira aqui questões de Doenças Infecciosas para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A raiva (também conhecida, impropriamente, como hidrofobia), é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada pelo vírus da raiva que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.
A raiva é uma infecção viral fatal que pode ser diagnosticada pelo exame do tecido nervoso. Os corpúsculos que confirmam casos de raiva são os de:
🧠 Mapa Mental
Os fungos que causam as micoses sistêmicas são aqueles que acometem órgãos e tecidos de forma profunda, causando lesões em diferentes tecidos do corpo dos animais e de pessoas. A maioria destes agentes vivem de forma saprófita no solo e em matéria orgânica viva ou morta. Encontrado comumente em ambientes que se acumula fezes de animais. As micoses sistêmica ocorrem geralmente pela inalação de esporos que são lançados no meio ambiente pelos animais, especialmente animais silves tres. Considerando os agentes de micoses sistêmicas assinale a alternativa CORRETA.
🧠 Mapa Mental
A raiva é causada por um vírus pertencente ao gênero Lyssavirus, família Rhabdoviridae, e este encontra-se subdividido em sete genótipos, sendo o da raiva o genótipo1. Para o Brasil, destaca a identificação de cinco variantes para o vírus. Sobre as variantes encontradas no Brasil, assinale a alternativa correta:
🧠 Mapa Mental
Em relação à raiva nos animais, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Nos bovinos, a “raiva paralítica” é a forma clínica predominante. ( ) Uma vez introduzido nos tecidos, o vírus é transportado ao Sistema Nervoso Central (SNC) através da circulação linfática. ( ) No ciclo urbano da doença, a forma furiosa da raiva é observada mais frequentemente em gatos do que em cães. ( ) Quando observados, os corpúsculos de Negri são inclusões intranucleares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental

O tétano é uma doença causada pela ação da tetanoespasmina, uma exotoxina produzida durante a multiplicação do Clostridium tetani em condições anaeróbias. O microrganismo forma esporos que podem persistir no solo por vários anos. Entre as características do agente, dos achados clínicos e necroscópicos, analise as assertivas abaixo:

I. Os bacilos permanecem localizados no ponto em que foram introduzidos e não invadem tecidos adjacentes.

II. A tetanolisina promove necrose tecidual local.

III. Os achados necroscópicos incluem rigidez muscular e lesões articulares dos membros locomotores.

IV. A “postura de cavalete” é a postura adotada pelos animais, decorrente da flacidez muscular generalizada.

V. Pode ocorrer uma alta incidência do tétano em cordeiros após a castração, tosquia e corte da cauda.

Quais estão INCORRETAS?

🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Leptospirose é uma zoonose que ocorre apenas na América do Sul e que acomete o ser humano, animais domésticos e silvestres. Embora se trate de uma doença amplamente disseminada, a mesma não possui relevância como problema econômico ou de saúde pública e, por isso, não é de notificação obrigatória.

II. A ração balanceada é a quantidade de alimentos calculada para fornecer uma quantidade inferior aos requisitos nutricionais mínimos conhecidos para os animais, sem considerar as diferentes fases de sua vida.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
A raiva é uma importante zoonose, causada por um RNA vírus de fita simples envelopado, gênero Lyssavirus. De acordo com o mecanismo de infecção e replicação viral na célula hospedeira assinale a alternativa CORRETA.
I. O vírus neurotrópico migra através do fluxo axonal retrógrado ligando se a receptores de neutrofina - P75NTR. II. A proteína G do vírus da raiva se liga ao receptor acetilcolina nicotínico (nAchR) para migrar do sistema nervoso periférico para o sistema nervoso central. III. A glicoproteína NCAM, que é uma molécula de adesão neuronal atua contribuindo na neuroinvasão do vírus mais rápida.
🧠 Mapa Mental
As clostridioses são doenças causadas por bactérias do gênero Clostridium spp. O tétano é um exemplo de síndrome neurológica causada pelas toxinas do Clostridium tetani. Considerando essa doença assinale a alternativa CORRETA.
🧠 Mapa Mental
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, febril, não contagiosa, de curta duração (e de gravidade variável, produzida por um arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae. É uma enfermidade de característica endêmica e enzoótica distribuída em diversas regiões tropicais das Américas e da África, sendo responsável diferentes tipos de surtos. Dentre as alternativas abaixo marque.aquela que corresponde o reservatório do vírus da Febre Amarela no seu âmbito do ciclo silvestre:
🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. Um dos princípios básicos da epidemiologia é o de que os agravos à saúde ocorrem por acaso em uma população. Assim, pode-se afirmar que a distribuição desigual dos agravos à saúde é produto da ação de fatores que se distribuem igualmente e uniformemente na população.

II. Também conhecido como mal da manqueira, perna negra ou blackleg, o carbúnculo sintomático é causado pela bactéria Clarinne espirilicca. É uma doença de curso grave em ovinos e canídeos. A infecção geralmente é exógena e os esporos são ativados por lesões traumáticas.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental