Questões de Concursos Públicos: DNS

Encontre aqui questões DNS de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre DNS e Domínios, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A essência do DNS é a criação de um esquema hierárquico de atribuição de nomes baseado no domínio, e de um sistema de banco de dados distribuído para implementar esse esquema de nomenclatura.

II. Para a internet, o topo da hierarquia de nomes é controlado por uma organização chamada ICANN.

III. Nome de domínios não fazem distinção entre letras maiúsculas e minúsculas.

IV. Todo domínio, seja um único host, seja um domínio de nível superior, pode ter um conjunto de registros de recursos associado a ele.

Texto associado.

Julgue os próximos itens com relação a SMTP (simple mail transfer
protocol
), HTTP (hypertext transfer protocol), DHCP (dynamic
host configuration protocol
) e DNS (domain name system).

O DNS é um esquema de gerenciamento de nomes não hierárquico e distribuído.

Um das facilidades que mais contribuem para o crescimento da Internet é a possibilidade de referenciar seus domínios por cadeias alfanuméricas, como por exemplo: www.mec.gov.br. Essa facilidade é proporcionada por um sistema hierárquico formado por um conjunto integrado de servidores de nomes (DNS). Relativamente a esse sistema, considere as seguintes afirmativas:

I. Por segurança, um domínio pode definir vários servidores DNS, um dos quais como servidor primário e os demais como servidores secundários.
II. Sempre que o servidor DNS primário estiver em manutenção, não será possível resolver nomes de domínio e, portanto, toda requisição será abortada.
III. Cada domínio possui um registro no DNS que define qual o endereço IP do servidor de hospedagem e o IP do servidor de e-mail que respondem por esse domínio. IV. Devido ao intenso tráfego da Internet e à segurança da rede, o DNS utiliza um banco de dados centralizado, armazenado no servidor raiz da Internet.

Está correto o que se afirma em:

Texto associado.

Considerando as noções de rede de dados, julgue os itens
subsecutivos.

Com o sistema de distribuição de nomes de domínio, os nomes de hosts residentes em um banco de dados podem ser distribuídos entre servidores múltiplos, o que diminui a carga em qualquer servidor que proveja administração no sistema de nomeação de domínios.

Considere:

I. O serviço de DNS constitui-se, em última instância, de um conjunto de banco de dados distribuído pela Internet, cuja principal finalidade é a de traduzir nomes de servidores em endereços de rede.
II. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
III. É um serviço e protocolo da família TCP/IP para o armazenamento e consulta de informações sobre recursos da rede e trata, principalmente, da conversão de nomes Internet em seus números correspondentes.

É correto o que se afirma em

Uma organização pode criar uma entrada para orientar pessoas e programas na direção correta quando é informado um domínio inadequado (p.ex. nome@pa.unv.edu.br quando o correto seria nome@cpa.unv.edu.br). O registro do DNS para o IPv4 que permite essa correção é o

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, referentes a Internet e intranet.

Um servidor DNS (domain name service) permite identificar os endereços IP de usuários e servidores da Internet, por meio da associação de um conjunto de números com domínios.

O contrato de link Internet de um órgão público, designado exemplo.gov.br, expirou. Uma nova licitação foi realizada e outro provedor foi declarado vencedor, o que provocará a alteração de endereços IP dos servidores Internet desse órgão. Considere que os servidores DNS autoritativos do domínio exemplo.gov.br são administrados por outro órgão público, em diferente infraestrutura, e que o TTL dos registros é de 172800 segundos. Após a mudança de link para o novo provedor, e consequente alteração de endereços IP e seus respectivos registros DNS,

O DNS define dois tipos de servidores: o primeiro controla e armazena o arquivo sobre a zona que detém autoridade, sendo responsável pela criação, manutenção e atualização do arquivo de zonas. O segundo, transfere as informações completas sobre uma zona de outro servidor e armazena o arquivo em seu disco local, sendo que não cria nem atualiza os arquivos de zona.
Esses servidores são denominados, respectivamente: