Questões de Concursos Públicos: Distribuição de Renda Direitos Humanos

Encontre aqui questões Distribuição de Renda Direitos Humanos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A família no Brasil já não é mais a dos anos 50 do século passado. Modificações relevantes ocorreram nas últimas décadas. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.

A família brasileira contemporânea é caracterizada por prole numerosa em todas as camadas sociais.

Movimento responsável pelas invasões de terras, ocupações de prédios públicos, greves de fome e marchas nacionais, que tem como tática a luta pela reforma agrária, e está causando bastante preocupação por sua crescente desinibição diante do governo Lula, é:

A reforma agrária no Brasil ganhou espaço nos meios de comunicação nos últimos meses e continua a ser um dos grandes problemas estruturais do país. Considerando apenas a região Nordeste, analise os itens de I a IV, indicando V se verdadeiro e F se falso:

I - a concentração da renda e da terra é um dos traços marcantes da economia rural nordestina;

II - a concentração da renda e da terra é um dos principais fatores causadores das migrações campo-cidade;

III - o problema agrário tem levado à intensificação da violência no campo e à formação de movimentos sociais, dos quais faz parte o movimento dos sem-terra;

IV - os estabelecimentos rurais com menos de 10 hectares representam mais de 50% dos estabelecimentos e ocupam menos de 10% da área agrícola.

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Entre as iniciativas tomadas pela sociedade civil, na década de 90, para responder à exclusão social de milhões de brasileiros, a de maior repercussão junto à opinião pública foi a coordenada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. O lema da sua campanha foi:

A propósito dos relativamente recentes e dramáticos episódios de disputa pelo controle de pontos de venda de drogas na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, o sociólogo Glauco Soares afirmou: "A pobreza pode explicar a existência de 1 milhão de criminosos, mas deixa de lado outros 50 milhões que não são bandidos". Com essa frase, o autor está afirmando que

Atualmente, vê-se, nos meios de comunicação, o aumento dos contrastes e das desigualdades entre os povos em todo o mundo. Mesmo nos países ricos, o número de pobres cresceu de forma significativa. Como a pobreza significa um alto nível de desperdício de potencial humano e econômico, a Organização das Nações Unidas - ONU -, por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou, a partir dos anos 90, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), classificando os países por indicadores sociais, levando em conta a renda per capita, o nível de escolaridade e a expectativa de vida. A partir desses dados, foram estipuladas algumas metas de combate à pobreza global até 2015.

Constitui uma dessas metas a criação de programas destinados aos jovens, objetivando

Uma das interpretações sobre o aumento da violência em todo o Brasil tende a relacionar violência à pobreza. Entendendo que a associação entre violência e pobreza não encontra respaldo nos dados estatísticos, a melhor opção de políticas públicas a ser implantada na prevenção à violência junto às comunidades pobres deve ser:

No Brasil, apesar do reconhecimento do caráter essencial da provisão de habitação adequada e saneamento para a inclusão social e o combate à pobreza, significativas parcelas da sociedade encontram- se desprovidas desses benefícios sociais. Sobre esse tema, assinale, entre os enunciados a seguir, a única opção correta.