Questões de Concursos Públicos: Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Encontre aqui questões Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em relação à Pedagogia histórico-crítica é correto afirmar:

Conforme Fierro (In: Coll, Marchesi e Palácios, 2004), as intervenções educacionais e pedagógicas junto ao aluno com deficiência mental, independentemente de estarem fundamentadas em modelos comportamentais ou cognitivistas, devem orientar-se por alguns princípios, como:

Hoje podemos vislumbrar uma prática de organização pedagógica muito mais coerente com a realidade. Acrescida das influências da concepção construtivista sociointeracionista, a pedagogia de projetos vem se ressignificando e gradativamente se infiltrando no campo educacional, como modelo de planejamento mais eficaz da escola, ou seja, de aprendizagem significativa. Acerca desse assunto, julgue os itens de 106 a 111.

A idéia central da pedagogia de projetos é articular os saberes escolares com os saberes sociais de maneira que, ao estudar, o aluno não sinta que aprende algo abstrato ou fragmentado.

O sucesso na aprendizagem, na perspectiva sócio-histórica, se dá quando o aluno desenvolve a capacidade de processar informações e lidar com os estímulos do ambiente. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Assim como o conceito de tecnologia evoluiu de acordo com a concepção de mundo de cada época, no Século XX, surgiram várias correntes de estudo sobre o assunto que acabaram por definir maneiras diferentes de conceber a tecnologia. Essas visões comumente são chamadas de teorias sobre a tecnologia. Leia cada uma das definições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I As tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso. É a visão da tecnologia como objeto e corresponde ao senso comum.

II A tecnologia não é um simples meio, mas transformou-se em um ambiente e em uma forma de vida: este é o seu impacto.

III A tecnologia seria um campo de luta social ou talvez uma metáfora, melhor seria dizer em um parlamento das coisas no qual formas alternativas são debatidas e discutidas.

IV Não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social e os sujeitos sociais responsáveis por esse processo e pelo uso das tecnologias criadas a partir dele estão em permanente processo de negociação com elas e daí resultam os modelos sociais específicos de cada sociedade.

As assertivas acima descrevem, respectivamente, as teorias

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

Os trabalhos realizados por Freinet são significativos na concretização do papel da escola na concepção progressista libertária.

Jorge, professor do segundo ano do ensino médio, objetivando criar situações didático-pedagógicas capazes de gerar debates acerca das eleições, exibiu, em algumas de suas aulas de língua portuguesa, filmes e documentários que mostravam a história e o posicionamento político-ideológico de grandes personagens brasileiros. Por meio de discussões, o professor esperava ajudar os alunos a desenvolver um posicionamento crítico acerca da realidade, sem deixar de trabalhar os conteúdos previstos para a disciplina. Como estratégia didático-pedagógica, Jorge solicitava aos alunos que apresentassem soluções para problemas identificados na sociedade, chamando a atenção para as contradições nos discursos dos alunos.

Em face dessa situação hipotética, é correto afirmar que a preocupação do professor e o modo como organizou o trabalho pedagógico exemplificam a tendência pedagógica

O horizonte da proposta de ciclos é a construção de uma nova concepção do processo de aquisição e produção do conhecimento. Considerando o conhecimento como processo - numa construção em que o aluno é situado como sujeito da ação em seu tempo próprio de aprendizagem, sendo formado continuamente - a idéia de interrupção é inadmissível.

A partir do exposto acima, um dos objetivos centrais da proposta de organização do ensino por ciclos é