Questões de Concursos Públicos: Desenho técnico

Encontre aqui questões Desenho técnico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O desenho arquitetônico consiste na representação geométrica das diferentes projeções, vistas ou seções de um edifício ou de parte dele, munindo-se de convenções que venham auxiliar na leitura e na execução da obra. O projeto arquitetônico é composto de planta baixa, planta da situação, planta da locação, cortes, fachada e detalhe. Nesse contexto, a planta baixa

A linguagem visual e, de forma mais abrangente, o uso de meios visuais como auxílio à idéia deve ser considerada como indissociável do processo de desenvolvimento de objetos e construções. Um enfoque importante em relação ao projeto e à representação de edificações na antiguidade é a construção de modelos em escala. Sobre isso são encontradas referências desde a Grécia antiga. Sobre o uso de escalas nos projetos de arquitetura e urbanismo é incorreto afirmar:

A NBR 8196/1999 define três tipos de escala para desenho técnico, a saber:

A projeção ortográfica é uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfícies planas, de modo a transmitir suas características com precisão e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender como é feita a projeção ortográfica é necessário conhecer os seguintes elementos:
No que se refere à geometria da curva circular, o comprimento do arco de círculo desde o ponto de curva (PC) até o ponto de tangente (PT) é a definição
Em arquitetura, o desenho técnico é a principal forma de expressão, ou seja, sem a representação do desenho, não é possível que o arquiteto comunique seu projeto aos demais agentes da construção civil. Portanto, o desenho arquitetônico é uma aplicação especializada do desenho com base em normas técnicas, voltada para a representação de projetos de arquitetura. O projeto de arquitetura se exprime como um código, uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou arquiteto) e o receptor (o leitor do projeto), e deve conter todas as informações necessárias para que possa ser completamente compreendido e executado. A respeito de desenho técnico de projetos de arquitetura, é CORRETO afirmar que:
Quando estudamos a paisagem na arte e a concepção de espaços arquitetônicos em desenhos artísticos e técnicos, nos deparamos com um conceito conhecido como perspectiva. São tipos de perspectivas:
O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica e distância natural (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações etc.). Essa relação é a escala do desenho, que é normatizada pela norma NBR 8196. Sobre a escala do desenho técnico, é correto afirmar:

A projeção refere-se ao ato de representar um objeto através da passagem por todos os seus pontos de retas projetantes que intersectam um plano de projeção, assim formando a representação do objeto nesse plano. As características destas retas de projeção dependem do sistema de projeção que está a ser utilizado. Atente ao que se diz a seguir sobre esse tema e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) A épura é uma representação, num plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais. Ela é muito usada em geometria descritiva e em desenho técnico para a representação de modelos e resolução de problemas.

( ) A abscissa é a coordenada horizontal de um referencial plano de coordenadas cartesianas.

( ) O diedro é a região limitada por dois semiplanos perpendiculares entre si.

( ) Um plano bissetor divide um quadrante, ou diedro, ao meio (45 graus), estando a linha de terra contida nesses planos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: