Entrar

Questões de Concurso: Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

Confira aqui questões de Desastres Naturais e Humanos na Atualidade para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Todos os anos, de junho a novembro, o Haiti fica sob a ameaça de ciclones. Em 2020 uma tempestade que se deslocou através do Haiti e da República Dominicana, passando perto de Cuba e depois seguiu rumo ao sudeste do Golfo do México. Esta tempestade recebeu o nome de:
🧠 Mapa Mental

Rios transbordando, ruas inundadas, carros boiando. O ano de 2020 começou com chuvas fortes que atingiram diversas cidades brasileiras. Em zonas urbanas, as chuvas elevam o nível dos rios e causam transbordamentos, enchentes e deslizamentos de terra, colocando em risco vidas humanas e gerando prejuízos econômicos. No dia 24 de janeiro, em Belo Horizonte (MG), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou a maior chuva da história de Belo Horizonte (MG) - um recorde de 171 mm em 24 horas.

Disponível em:https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/ chuvas-e-ilhas-de-calor-entenda-as-causas-das-enchentes-e-deslizamentos-nas-cidades---carolina-cunha.htm

Sobre as mudanças climáticas no Brasil, julgue os itens como (V) para VERDADEIRO ou (F) para FALSO:

( ) O Brasil apresenta variados tipos de climas. As regiões que mais chove no verão são: a Sudeste, Centro-Oeste e no norte da Região Sul. No Nordeste, as chuvas desse tipo são mais frequentes em fevereiro e março. Na Região Norte, costuma chover o ano todo. Na maior parte do Sul, os temporais são mais frequentes no inverno.


( ) A urbanização não planejada ou mal planejada potencializa as enchentes. Nas áreas urbanas, existem diversos rios, nascentes, riachos e córregos. A falta de vegetação e áreas de terra, nas margens dos rios, prejudica o escoamento e a absorção de água pelo solo.

( ) Segundo o IBGE, mais de 8 milhões de pessoas vivem em áreas com risco potencial de enchentes e deslizamentos de terra. Salvador (BA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) são as cidades com maior risco.

( ) As chuvas extremas sempre existiram, mas elas devem ter uma maior frequência neste século. Segundo o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC), autoridade científica das Nações Unidas, as mudanças climáticas vão provocar o aumento de eventos climáticos extremos como tornados e chuvas com granizo, rajada de vento e chuva com precipitação superior a 400 mm/h nos próximos 100 anos.

A sequência CORRETA é:

🧠 Mapa Mental
Um incêndio catastrófico tem destruído parte considerável de um país nos últimos meses. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de tal país:
🧠 Mapa Mental
Um terremoto de 7,1 graus na escala Richter atingiu no dia 14/11/2019 o Mar das Molucas, localizado no norte da Indonésia, o que gerou a ativação pelas autoridades locais de um alerta de tsunami. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica mundial, indicou que o hipocentro do fenômeno foi registrado a 45 quilômetros de profundidade, diante da costa das Ilhas Molucas (https://exame.abril.com.br/mundo/terremoto). Os terremotos são comuns nessa região porque a Indonésia está sobre o(a) chamado(a):
🧠 Mapa Mental
Leia o trecho da notícia publicada no site da Veja em 30/12/19: “As manchas de óleo voltaram a aparecer no litoral do Ceará na manhã desta segunda-feira... Na última sexta-feira, dia 27, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) informou que ao todo ocorreram 980 pontos de contaminação de óleo em nove estados brasileiros.” Em dezembro de 2019, as investigações apontavam que o acidente ambiental foi causado por um _____________ e a primeira região atingida pelo vazamento de óleo foi o ___________, mas as manchas chegaram até o litoral _____________ .
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
🧠 Mapa Mental
Manchas de petróleo cru têm aparecido em praias do Nordeste desde o início de setembro de 2019 e atingiram 161 locais em 72 municípios de 9 estados, de acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). (Fonte: https://www.ibama.gov.br/notas/2047- manchas-de-oleo-no-litoral-do-nordeste. Acessado em: 14/10/2019).
A degradação dos ecossistemas marinhos provoca danos ambientais e ameaça a biodiversidade marinha, gerando consequências preocupantes. São listados abaixo três exemplos de degradação.
I- Poluição causada por esgotos e por defensivos agrícolas. II- Vazamento de produtos petroquímicos. III- Lançamento de resíduos sólidos.
Pode-se afirmar que as principais consequências associadas às assertivas I, II e III que ameaçam a biodiversidade marinha são, respectivamente:
🧠 Mapa Mental
Na primeira quinzena de janeiro de 2020, uma forte avalanche atingiu um país asiático causando a morte de dezenas de pessoas. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome de tal país:
🧠 Mapa Mental
Em 25 de janeiro de 2019, o rompimento de uma barragem da mineradora Vale, provocou a morte de 206 pessoas. Assinale a alternativa que contém o nome do município do estado de Minas Gerais onde isso aconteceu:
🧠 Mapa Mental
No final de dezembro de 2019, um incêndio florestal atingiu um país localizado na América do Sul, obrigando dezenas de moradores a abandonarem suas casas. Assinale a alternativa que aponta corretamente o nome de referido país:
🧠 Mapa Mental
Em 31/12/19, milhares de pessoas fugiram para uma praia no Estado de Vitória, para escapar dos incêndios florestais que avançavam em direção à costa. Os moradores de Mallacoota, localizada a 500 km a leste de Melbourne, acamparam no cais e se refugiaram em embarcações sob o céu vermelho, no que descreveram como uma "experiência assustadora. A qual país se refere o trecho?
🧠 Mapa Mental