Questões de Concursos Públicos: Correlacionamento

Encontre aqui questões Correlacionamento de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Relativamente aos tempos de serviço, em anos, de dois funcionários da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Xisto e Yule, sabe-se que:

- há 1 ano, o tempo de serviço de Xisto era o quíntuplo do de Yule; - daqui a 2 anos, o tempo de serviço de Xisto será o dobro do de Yule. Com base nessas afirmações, é correto afirmar que, atualmente,

Em cada uma das questões de números 27 e 28, é dado um conjunto de palavras que foi formado segundo determinado critério. Deve-se observar que as palavras de cada linha têm uma relação em comum entre si e descobrir qual palavra deveria estar no lugar do ponto de interrogação para completar corretamente o conjunto.

NAMORO      CASAMENTO         NOIVADO

NOITE             TARDE                     CRESPÚSCULO

PRETO           BRANCO                     ?

Em uma obra de construção civil, ocorreram 15 acidentes do trabalho, sendo 1 acidente fatal, 4 acidentes com lesão com afastamento e 10 acidentes com lesão sem afastamento.

Sabendo-se que a obra possui 5.000 empregados que trabalham 200 horas por mês e que os acidentes com lesão com afastamento somam 100 dias, a taxa de gravidade é de

Suponha que exista uma pessoa que só fala mentiras às terças, quartas e quintas-feiras, enquanto que, nos demais dias da semana, só fala a verdade. Nessas condições, somente em quais dias da semana seria possível ela fazer a afirmação "Eu menti ontem e também mentirei amanhã."?

Quatro casais divertem-se em uma casa noturna. São eles: Isabel, Joana, Maria, Ana, Henrique, Pedro, Luís e Rogério. Em determinado momento, está ocorrendo o seguinte:

• a esposa de Henrique não dança com o seu marido, mas com o marido de Isabel; • Ana e Rogério conversam sentados à beira do bar;

• Pedro toca piano acompanhando Maria que canta sentada ao seu lado;

• Maria não é a esposa de Pedro.

Considere a(s) afirmativa(s) a seguir.

I - Rogério é o marido de Ana.

II - Luís é o marido de Isabel.

III - Pedro é o marido de Joana.

Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s)

No Festival Internacional de Campos do Jordão, estiveram presentes os músicos Carlos, Francisco, Maria e Isabel. Um deles é brasileiro, outro é mexicano, outro é chileno e outro, peruano. Um deles tem 18 anos de idade, outro, 20, outro, 21 e o outro, 23. Cada um desses músicos é especialista em um dos instrumentos: flauta, violino, clarinete e oboé. Sabe-se que Carlos não é brasileiro, tem 18 anos de idade e não é flautista; Francisco é chileno, não tem 20 anos de idade e é especialista em oboé; Maria tem 23 anos de idade e não é clarinetista; Isabel é mexicana e não é clarinetista; e o flautista tem mais de 20 anos de idade.

Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.

Carlos é mexicano.

Três candidatos — Paulo, Sérgio e Renato — se conheceram em Vitória durante o período que antecede a aplicação das provas de certo concurso. Cada um deles é de uma cidade diferente — Recife, Cuiabá e Salvador — e utilizou um meio de transporte diferente para chegar até Vitória — avião, carro e ônibus. Além disso, sabe-se que Paulo viajou de carro, Sérgio mora em Recife e o candidato que mora em Salvador viajou de ônibus.

 Com base nessas informações, julgue os próximos itens.

Paulo não mora em Cuiabá.

Gabriel brinca com 24 moedas de R$ 1,00. Inicialmente, ele forma com elas três pilhas. Em seguida, dobra a segunda pilha colocando nela moedas retiradas da primeira; depois, dobra a terceira com moedas retiradas da segunda e, finalmente, dobra o que restou na primeira pilha com moedas retiradas da terceira, ficando, assim, as três pilhas com o mesmo número de moedas. O número de moedas que havia, no início, na pilha mais alta, era

Três amigos ganharam convites para uma festa e para lá se dirigiram em seus respectivos automóveis, cada qual de uma marca distinta das marcas dos outros dois. Ao chegar, o porteiro lhes perguntou os seus nomes e obteve as seguintes respostas:

– "Aloísio é o dono do Ford", disse aquele que dirigia um Fiat;

– "Eu sou Benício", falou o que dirigia o Ford;

– "Carmo é o dono do Ford", disse o que dirigia o Chevrolet.

 

Como o porteiro havia sido informado que Aloísio dizia apenas a verdade, foi possível a ele, pelas respostas recebidas, identificar as três pessoas. Nessas condições, as marcas dos carros de Aloísio, Benício e Carmo são, respectivamente,

Quatro amigos de infância — André, Bruno, Carlos e Davi — resolveram reunir-se novamente depois de muitos anos de separação. Todos têm profissões diferentes — advogado, arquiteto, engenheiro e médico —, moram em cidades diferentes — Brasília, Campinas, Goiânia e Vitória — e possuem diferentes passatempos — violão, xadrez, pintura e artesanato. Além disso, sabe-se que André mora em Goiânia, não é arquiteto e não joga xadrez como passatempo. Bruno tem por passatempo o violão, não mora em Brasília e é médico. Carlos não tem o artesanato como passatempo, é engenheiro e não mora em Campinas. Sabe-se que o passatempo do arquiteto é a pintura e que ele mora em Brasília.

Com base nessas informações, julgue os itens seguintes. André é advogado.