Entrar

Questões de Concurso: Concepções de Educação Infantil

Confira aqui questões de Concepções de Educação Infantil para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O documento “Práticas cotidianas na educação infantil - bases para a reflexão sobre as orientações curriculares” tem como objetivo central:
🧠 Mapa Mental
Sobre a concepção de infância, ao longo da história da educação, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Sobre as finalidades e objetivos da Educação Infantil, é correto afirmar.
🧠 Mapa Mental
De acordo com os avanços legais e epistemológicos, as ações de cuidado e educação de crianças pequenas na escola da infância:
🧠 Mapa Mental
De acordo com Oliveira (2002), a organização do conteúdo pelas escolas de Educação Infantil, coerente com uma pedagogia transformadora, tende, atualmente, a dar ênfase ao
🧠 Mapa Mental
Pensar a educação de crianças pequenas exige compreender que:
🧠 Mapa Mental
0 debate na educação infantil centra-se, atualmente, na autonomia de cada creche e pré-escola para elaborar e desenvolver seu projeto pedagógico e na necessidade de que esse projeto se comprometa com padrões de qualidade propostos para a educação infantil.

Conforme Oliveira (2002), o grande risco de uma proposta pedagógica para a educação infantil é que
🧠 Mapa Mental
A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista
🧠 Mapa Mental
A prática educativa direcionada para os diferentes grupos — crianças, jovens e adultos — exige a adoção de
🧠 Mapa Mental
A definição dos objetivos em termos de capacidades — e não de comportamentos — visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas.

A capacidade de desenvolvimento das crianças, associada à possibilidade de construção de valores que norteiam a ação das crianças, é a:
🧠 Mapa Mental