Questões de Concursos Públicos: Conceitos Fundamentais

Encontre aqui questões Conceitos Fundamentais de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A teoria arquivística apresenta as três idades dos arquivos como estágios de sua evolução. A idade em que são arquivados os documentos que perderam todo o valor de natureza administrativa é a:
Texto associado.
A respeito de conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os
itens a seguir.
A justificativa para organização de arquivos de órgãos públicos está na ordem direta do interesse de três tipos de usuários que deles fazem uso: o administrador, o cidadão e o pesquisador.

A teoria das três idades é um dos fundamentos sobre os quais se assenta a arquivística contemporânea. Nela está a concepção do ciclo de vida dos documentos baseada na freqüência e na utilização que deles é feita.

Na aplicação dessa teoria, é indispensável observar:

Sobre arquivos, é correto afirmar que:

I - o arquivo ativo mantém documentos e papéis de consulta e referência correntes;

II - o arquivo permanente contém obras que são objeto de consulta constante;

III - o arquivo morto deve ser organizado do mesmo modo que o arquivo ativo;

IV - o arquivo morto guarda documentos que podem ser descartados.

São corretas, somente, as afirmações:

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

"Consideram-se ______________ para as finalidades da lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos."

Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos fundamentais de arquivologia.

Entre os aspectos diferenciadores de um documento de arquivo, incluem-se a heterogeneidade de seu conteúdo e a multiplicidade da informação, aspectos derivados não da proximidade com a gênese do documento, mas de sua própria gênese.
As fontes de informação e as normas brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) referem-se tanto à forma como o acervo é identificado quanto a como os documentos são normalizados. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.