Entrar

Questões de Concurso: Conceitos Básicos em Banco de Dados

Confira aqui questões de Conceitos Básicos em Banco de Dados para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Dentro da modelagem de dados temos que conhecer o modelo conceitual, modelo lógico e o modelo físico. Além disso, precisamos conhecer muita terminologia do SGBD. Quando falamos em TUPLAS, estamos falando de:
🧠 Mapa Mental

A respeito de dados, informação, conhecimento e inteligência, julgue o próximo item.

Embora com características particulares, dados não estruturados podem ser classificados em sua totalidade, assim como os dados estruturados.

🧠 Mapa Mental
Com relação à Gestão e Tecnologia da Informação e do Conhecimento, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) DADOS é qualquer estruturação ou organização do conhecimento. É um bem comum ao qual todo cidadão tem direito e deve ter acesso, levando à socialização da informação, das oportunidades e do poder. ( ) INFORMAÇÃO constitui um conjunto de registros soltos, aleatórios, sem quaisquer análise. São códigos que constituem a matéria prima dos dados, é o dado não tratado sem relevância. Ela representa o significado de um sistema que isoladamente não pode transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. ( ) CONHECIMENTO é a informação processada e transformada em experiência pelo indivíduo. É a capacidade que o processamento da informação, adicionado ao repertório individual, oferece ao indivíduo, para ele agir e prever o resultado dessa ação.
As afirmativas são, respectivamente,
🧠 Mapa Mental
Ao construir uma aplicação bancária, um projetista de software modelou a classe “Conta”. Posteriormente, percebeu que cada instância da classe “Conta” poderia ter um conjunto de responsabilidades variadas e independentes, sendo que uma requisição poderia ter que ser atendida por uma ou várias dessas responsabilidades. Isso não permitiria usar de forma eficiente o mecanismo de subclasses para representar essas responsabilidades. Buscando uma solução adequada para essa limitação, o projetista encontrou um padrão de projeto que permite adicionar e retirar dinamicamente responsabilidades apenas aos objetos individuais, e não à classe inteira, estendendo a funcionalidade do objeto, o que seria a solução ideal para o seu caso.
Esse padrão de projeto específico tem uma estrutura comum, em que existe uma
🧠 Mapa Mental