Comunicação alternativa refere-se a
a) um conjunto de símbolos que deve ser selecionado para compor o desenvolvimento da linguagem de crianças com dificuldades de expressão, de graus variados, inclusive indivíduos com dificuldades fonológicas, com o objetivo de auxiliá-los na produção de fala inteligível.
b) um conjunto de símbolos, também chamado de tecnologia assistiva ou ajudas técnicas por meio de recursos de computadores, acionadores ou pranchas, utilizado exclusivamente para substituir a linguagem falada de indivíduos com paralisia cerebral.
c) recursos, estratégias e técnicas que complementam os modos de comunicação existentes, ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes, para compensar, temporária ou permanentemente, a incapacidade ou deficiência do indivíduo com comprometimento grave de comunicação expressiva.
d) um conjunto integrado de componentes simbólicos e gestuais utilizados por indivíduos portadores de paralisia cerebral para comunicar-se com os demais.
e) recursos ideográficos que complementam de maneira alternativa as possibilidades de comunicação existentes, compensando as inabilidades nas relações interpessoais por incapacidades receptivas e expressivas, devido a comprometimento da fala.