Entrar

Questões de Concurso: Código de Ética de Enfermagem

Confira aqui questões de Código de Ética de Enfermagem para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, da família e da coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. À luz desses princípios, que fundamentam o código de ética da profissão, julgue os próximos itens. É dever do profissional de enfermagem respeitar o pudor, a privacidade e a intimidade do ser humano, em todo seu ciclo vital, inclusive nas situações de morte e pós-morte.

🧠 Mapa Mental
A enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, da família e da coletividade. O profissional de enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais. À luz desses princípios, que fundamentam o código de ética da profissão, julgue os próximos itens. É dever do profissional de enfermagem registrar, no prontuário do paciente, informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar.
🧠 Mapa Mental
Acerca das proibições no exercício profissional de enfermagem, julgue os itens a seguir. É vedado ao profissional de enfermagem realizar suturas, exceto em situações de urgência, nas quais, efetivamente, haja iminente e grave risco à vida, não podendo tal exceção aplicar-se a situações previsíveis e rotineiras.
🧠 Mapa Mental

A ética é a ciência da moral, ou o ramo da filosofia que se ocupa da moral; esta moral é aplicação prática dos princípios éticos, é o exercício das normas e códigos prescritivos que procuram organizar e reger as relações entre os indivíduos no espaço social. Ao nos reportarmos à ética na enfermagem, é correto afirmar:

1. O aprimoramento do comportamento ético do profissional passa pelo processo de construção de uma consciência individual e coletiva, pelo compromisso social e profissional, configurado pela responsabilidade do plano das relações de trabalho com reflexos nos campos técnico, científico e político.

2. O código de ética dos profissionais de enfermagem leva em consideração, prioritariamente, a necessidade e o direito da Assistência de Enfermagem à população, os interesses do profissional e de sua organização.

3. É de responsabilidade do profissional de enfermagem avaliar criteriosamente sua competência técnica e legal e somente aceitar encargos ou atribuições, quando capaz de desempenho seguro para si e para a clientela.

4. É dever do profissional de enfermagem, comunicar ao Conselho Regional de Enfermagem fatos que infrinjam preceitos do Código de Ética e da Lei do Exercício Profissional, somente depois de uma criteriosa apuração dos fatos, pois o conselho de enfermagem precisa de dados concretos para iniciar qualquer investigação.

Está(ão) correta(s):

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens seguintes, acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, legislação em enfermagem e órgãos de fiscalização desse exercício profissional.

Cabe ao enfermeiro integrante de uma equipe de saúde ministrar medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição de saúde.

🧠 Mapa Mental

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, instituído pela resolução do Conselho Federal de Enfermagem, é competência do profissional de enfermagem, EXCETO:

🧠 Mapa Mental
Acerca do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, julgue os próximos itens. SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um enfermeiro, durante uma conversa com um colega de trabalho, suspeitou de que uma equipe de técnicos de enfermagem estaria realizando de modo inadequado procedimentos de vacinação. ASSERTIVA: Nessa situação, é dever do enfermeiro envolver-se na averiguação dos fatos, uma vez que é sua obrigação colaborar com a fiscalização do exercício profissional.
🧠 Mapa Mental
São aspectos éticos previstos no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem: 1. O profissional de enfermagem deve fundamentar suas relações no direito, na prudência, no respeito, na solidariedade e na diversidade de opinião e posição ideológica. 2. É direito do profissional de enfermagem recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. 3. É direito do profissional de enfermagem, mesmo em atividade multiprofissional, manter o fato sigiloso em segredo. Assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental

A chefia de enfermagem solicita ao auxiliar de enfermagem checar e assinar a medicação administrada pelo colega, pois este irá ajudar o médico a realizar um exame. De acordo com o Código de Ética, esse procedimento é considerado

🧠 Mapa Mental

Tendo em vista que o conhecimento das normas regulamentadoras que regem os trabalhadores, inclusive da enfermagem, é fundamental para o exercício da profissão, julgue os itens a seguir.

O exame médico admissional é obrigatório por ocasião da contratação de todos os trabalhadores, devendo ser observado que, em hipótese alguma, pode ser feito teste de gravidez admissional de empregadas, conforme a legislação atual.

🧠 Mapa Mental