Questões de Concursos Públicos: CMM

Encontre aqui questões CMM de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O CMM envolve a aplicação dos princípios da Qualidade Total e do Gerenciamento de Projetos aos processos de desenvolvimento de softwares. São cinco os níveis de maturidade do modelo CMM.
A avaliação de usabilidade no processo de desenvolvimento do software é aplicada no:

Analise as seguintes afirmações relacionadas ao CMM nível 2:

I. O CMM nível 2 dá ênfase para a criação e manutenção de modelos de desenvolvimento e tem sua atividade de controle de qualidade da parte funcional do sistema orientada por casos de uso.

II. No CMM nível 2, o Planejamento de projeto de software compreende a elaboração de estimativas para o trabalho a ser realizado, o estabelecimento de compromissos necessários e a defi nição de planos para a realização do trabalho.

III. No CMM nível 2, o Gerenciamento de configuração do projeto de software compreende o acompanhamento e a revisão das realizações do projeto de software e dos resultados obtidos em relação às estimativas, aos compromissos e aos planos documentados, ajustando esses últimos às reais realizações e resultados.

IV. No CMM nível 2, deve ser criado um plano documentado para o projeto de software, conforme defi nido na áreachave de processo Planejamento de projeto de software, que será utilizado como base para acompanhamento das atividades de software, para comunicação da situação do projeto e revisão dos planos.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

O CMM orienta a entidade no sentido de implementar a melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software utilizando modelo de 5 níveis. Com relação aos objetivos que devem ser alcançados em cada nível é correto afirmar que a responsabilidade por estabelecer e manter a integridade dos produtos do projeto de software ao longo de todo o ciclo de vida do projeto é da Gerência de

Os elementos especificados na estrutura do CMM relacionam- se corretamente se estabelecidos da seguinte forma e na ordem:

Texto associado.

Instruções: Para responder as questões de números 51 e 52,
considere o texto abaixo referente ao CMM.
Os requisitos do cliente e os produtos de trabalho são
controlados, sendo que as práticas básicas de gestão de projeto
estão estabelecidas. Esses controles da gestão possibilitam a
visibilidade interna do projeto em momentos definidos. O
processo de construção de software pode ser visualizado como
uma sucessão de caixas pretas, permitindo a visibilidade da
gestão nos pontos de transição como fluxos de atividades entre
as caixas (marcos do projeto). Mesmo que a gerência não
conheça detalhes do que está acontecendo dentro da caixa, os
produtos e os pontos de verificação dos processos são
identificados e conhecidos, por meio dos quais pode-se
confirmar que o processo está funcionando. A gerência reage
aos problemas quando eles ocorrem.

É uma Área Chave de Processo (KPA) correspondente ao nível de maturidade enunciado

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, acerca da qualidade e da maturidade em
projetos de software.

Segundo o modelo de maturidade de capacidade - CMM (capability maturity model) -, uma organização que se encontra no nível de otimização possui um processo de aprimoramento contínuo com base em aspectos quantitativos observados nos processos de software.

O CMM (Modelo de Capacidade e Maturidade) estabelece práticas de Engenharia de Software. O CMM é composto por 18 Key Process Areas (KPA) distribuídas em diversos níveis de maturidades. As KPA Gerência Integrada de Software e Gerência da Qualidade de Software estão distribuídas, respectivamente, nos níveis

Texto associado.

Com relação a qualidade de software, bancos de dados e suas tecnologias, julgue os itens de 37 a 42.

Os processos de desenvolvimento de software tais como CMM (capability maturity model) ou RUP promovem a melhoria do processo de desenvolvimento de software, em busca de uma qualidade do produto final, que, para esses modelos, é diretamente proporcional à qualidade do processo de desenvolvimento.

Uma empresa de fabricação de software, em não conformidade com qualquer padrão de maturidade de processos ou certificação, deseja lançar-se no mercado externo. Para isto, resolveu certificar-se e atestar a maturidade do processo de seus projetos de software. O modelo escolhido para certificação foi o SW-CMM. Por estar iniciando a padronização de seus processos e para não exceder, em hipótese nenhuma, o orçamento, decidiu-se que o nível máximo em que a empresa iria certificar-se no SW-CMM, neste momento, seria o nível 3. Quando o nível 3 de SW-CMM tiver sido alcançado nessa empresa,