Entrar

Questões de Concurso: Clínica Médica Veterinária

Confira aqui questões de Clínica Médica Veterinária para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Duas doenças de importância econômica que acometem o rebanho suíno brasileiro são a Pneumonia Enzoótica Suína e o Complexo Enteropatia Proliferativa.
Relacione corretamente as enfermidades com suas características:
Coluna 1 Enfermidades
1. Pneumonia enzoótica suína 2. Enteropatia Proliferativa de suínos
Coluna 2 Características
( ) O agente causador é um micoplasma que tem a habilidade de mimetizar várias superfícies antigênicas e utilizar-se dessa variação para evadir-se do sistema imune. ( ) Suínos podem se tornar assintomáticos e eliminam o agente nas fezes e, com isso, desempenham papel importante na disseminação da infecção. ( ) O diagnóstico diferencial inclui a disenteria suína (Brachyspira hyodysenteriae), salmonelose e úlceras gástricas. ( ) O agente primário é Lawsonia intracellularis, bactéria intracelular obrigatória.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. As zooantroponoses são as doenças que acometem animais domésticos, apenas, e podem afetar seres humanos com o sistema imunológico deficiente. Esse grupo de doenças têm sintomas em comum, independentemente do hospedeiro, e costumam resultar em óbito (seja em um paciente humano ou mesmo em um animal).

II. Um cão infectado pela cinomose elimina o vírus pela urina, fezes e secreções (nasal e ocular) até 90 dias após a exposição ao vírus. Portanto é importante evitar seu contato com outros cachorros durante o período em que está doente.


Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas a seguir:

I. Existe uma relação indireta entre os hábitos alimentares das aves e seus respectivos bicos, pois, para cada espécie aviária, a adaptação evolutiva do bico se deu conforme o clima da região onde aqueles indivíduos habitavam.

II. O animal que teve a cinomose evoluída ao estágio de acometimento do sistema nervoso pode ficar com tremores musculares, andar desordenado e/ou crises convulsivas por toda sua vida, mesmo não portando mais o vírus.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas a seguir:

I. O nome “cinomose” já nos diz muito sobre a doença, já que o prefixo “cino” sempre é referente aos cachorros. Sendo assim, seu caráter infeccioso se restringe apenas aos cães, ou seja, a cinomose não afeta os gatos.

II. O método epidemiológico consiste, entre outras coisas, na procura de características peculiares ao grupo de doentes e que sirvam para identificar as condições que propiciam a ocorrência da enfermidade.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
Segundo os dados do IBGE (2018), no Município de Alpestre, o rebanho de suínos conta com 11.200 cabeças, sendo 780 matrizes. O trato respiratório dos suínos pode ser comumente colonizado por patógenos bacterianos e virais. As doenças respiratórias são responsáveis por grandes perdas econômicas, com destaque para pleuropneumonia suína (PPS). Com relação à PPS, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A forma aguda ou superaguda da doença caracteriza-se por um quadro de pleuropneumonia exsudativa, fibrino-hemorrágica e necrótica não purulenta. ( ) Aderências de pleura e pericárdio e focos de necrose pulmonar encapsulados são comuns na forma crônica da PPS. ( ) Nos suínos jovens, artrites e artroses são sequelas frequentes da PPS. ( ) O agente da doença é um vírus RNA que infecta os macrófagos alveolares.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental

Analise as afirmativas a seguir:

I. A cinomose canina é altamente contagiosa e costuma acometer cães que ainda não terminaram o esquema vacinal (filhotes) ou que não costumam receber o reforço anual da vacina múltipla (V8, V10 ou V11).

II. Nos bovinos machos, os espermatozoides são extremamente resistentes aos possíveis danos induzidos pelo estresse oxidativo, porque suas membranas contêm grandes quantidades de ácidos graxos polinsaturados.


Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental
As endoparasitoses gastrintestinais constituem o principal fator limitante para a produção de ovinos em todo o mundo devido a fatores como a diminuição do ganho de peso, redução das taxas reprodutivas, menor conversão alimentar, diminuição da imunidade e até morte das categorias mais susceptíveis. Entre os vários parasitas que afetam os pequenos ruminantes, o Haemonchus contortus é o de maior prevalência. Trata-se de um nematoide hematófago que causa diversos graus de anemia e hipoproteinemia nos animais. No trato gastrintestinal dos ovinos, esse parasito localiza-se no:
🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. O vírus da parvovirose pode permanecer durante meses em um ambiente, sendo conhecido por sobreviver em objetos, como roupas, cobertores, potes de ração ou até mesmo no próprio piso. Por isso é importante que qualquer material fecal ou vômito seja removido com água sanitária.

II. A raiva é uma enfermidade que ocorre de maneira não endêmica em países ao sul do Equador, exclusivamente. Suas formas epidemiológicas obedecem a uma divisão didática, sendo as menos conhecidas a raiva urbana e a raiva aquática.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Leishmaniose Cutânea (LC) é definida pela presença de lesões exclusivamente na pele, que se iniciam no ponto de inoculação das promastigotas infectantes, através da picada do vetor, para qualquer das espécies de Leishmania causadoras da doença.

II. A Parvovirose canina tem cura, mas o resultado do tratamento vai depender da imunidade do cão e o estágio em que a doença se encontra. Assim como a maioria das doenças, quanto antes for diagnosticada maior é chance de sucesso do tratamento.

Marque a alternativa CORRETA:

🧠 Mapa Mental