Questões de Concursos Públicos: Burocrático

Confira aqui Questões Burocrático de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


O modelo de administração pública implantado no Brasil, que preza por impessoalidade, profissionalismo e racionalidade técnica para combater a corrupção e o nepotismo, ficou conhecido como modelo
É importante para a gestão das organizações públicas o estudo da estrutura formal, devido, principalmente, às restrições impostas pela dimensão da realidade organizacional ao comportamento das pessoas nesse ambiente de trabalho. Tanto a divisão do trabalho quanto as relações de coordenação são elementos estruturais da organização e influenciam o formato organizacional. As organizações são uma combinação de vários formatos, mas se pode identificar a predominância de um deles. Quando a burocracia mecanizada é o principal formato, destacam-se
São características do modelo burocrático de administração:
Julgue os próximos itens, a respeito dos modelos de gestão pública: patrimonialista, burocrático e gerencial. Como forma de repreender a corrupção e o nepotismo, que são características do modelo patrimonialista, a administração pública burocrática está embasada na presença de normas e rigidez de procedimentos.
A Administração pública burocrática
Considerando a evolução da administração, julgue os itens a seguir. O modo de estruturação das organizações públicas brasileiras passou por mudanças que levaram à extinção do modelo patrimonialista de administração e ao surgimento de um modelo burocrático de organização que se mostrou efetivo para os objetivos do Estado na atualidade.

A burocracia se configura em uma organização que é baseada em uma legislação própria que define as normas e regulamentos que amparam seus procedimentos, suas rotinas funcionais, podendo ser no setor público ou privado.

Conforme o conceito de Max Weber a burocracia apresenta 10 (dez) características, sendo uma delas:

Na evolução da Administração pública no Brasil, assim como em outros países, verificou-se o abandono do paradigma burocrático e a implantação do modelo gerencial. São diferenças que podem ser apontadas entre esses dois modelos:

I. No modelo burocrático o controle é a priori, enquanto no gerencial a ênfase é no controle de resultados.

II. O modelo burocrático preconiza estrutura hierárquica rígida, enquanto o gerencial é mais flexível, com redução de níveis e maior autonomia.

III. No modelo burocrático inexiste separação entre propriedade e a administração, sendo que somente a partir do modelo gerencial é que foi introduzido o conceito de meritocracia.

Está correto o que se afirma APENAS em