Questões de Concursos Públicos: Blocos Econômicos

Encontre aqui questões Blocos Econômicos de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com as exigências da desregulamentação do comércio mundial, muitos países têm buscado estabelecer políticas protecionistas de suas economias, formando blocos econômicos supranacionais. É o caso do Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul), comunidade fundada por quais dos países a seguir, em 1991?

Em 1o de maio de 2004 a União Européia incorporou 10 novos países, tendo, a partir daí, uma população de 460 milhões de pessoas. A originalidade dessa incorporação foi:

A União Européia reúne hoje 25 países. Com aproximadamente 400 milhões de habitantes e um PIB de 12 trilhões de dólares ela pode ser vista como a principal potência econômica mundial. No entanto, a proposta de admissão de um novo membro, em 2005, deu origem a um acalorado debate: se ela não estaria perdendo sua identidade. Esse novo membro é:

MERCOSUL e NAFTA são importantes áreas de mercado das Américas do Sul e do Norte, as quais poderão ser incorporadas pela ALCA. A respeito dessas áreas de mercado, é CORRETO afirmar que:

Sobre a União Européia analise as proposições a seguir:

I. A União Européia é um sucesso do ponto de vista econômico, mas a defesa e a política externa continuam a ser da competência exclusiva de cada país.

II. O Euro, moeda única e coroamento do processo de união dos países do bloco que formam a União Européia, foi institucionalizado pra valer em 2002.

III. O presidente francês Jacques Chirac, o primeiro ministro alemão Gerhard Schoeder e o primeiro ministro inglês Tony Blair, sempre estiveram afinados, inclusive no apoio à guerra do Iraque.

Está(ão) correta(s):

A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:

I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.

 II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.

III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.

 IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.

V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.

Estão certos apenas os itens

No final do século XX, a economia capitalista mundializada produziu uma segmentação geoeconômica atestada na formação de blocos econômicos. O quadro atual é resultado de vários desdobramentos não só econômicos, mas sociais e culturais. Nesse contexto, julgue os itens subseqüentes.

O MERCOSUL tem sua consolidação e seu desenvolvimento favorecidos pela existência de regiões industriais e de agropecuária moderna em seu espaço geoeconômico.

Tendo em vista que a participação do Brasil na promoção de esforços de integração na América do Sul se dá sob diferentes formas e instâncias e envolve iniciativas político-diplomáticas e o engajamento em mecanismos regionais e sub-regionais de integração econômica e de cooperação, julgue (C ou E) os itens seguintes, relativos a esse tema. Concebido originalmente para o estabelecimento de um mercado comum, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) incorporou à sua agenda e à sua estrutura organizacional, ainda no seu período de transição, um amplo conjunto de temas não afetos à integração econômica, o que dificultou sua consolidação como união aduaneira.