Questões de Concursos Públicos: Bases Sócio Históricas da Educação Física

Encontre aqui questões Bases Sócio Históricas da Educação Física de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Não se sabe ao certo onde nasceu o futebol. Alguns dizem que foi na China, outros afirmam ter sido na Inglaterra. No Brasil chegou através de Charles de Millet, no ano de 1894. A habilidade, o ritmo, a versatilidade e a improvisação dos nossos jogadores logo deram destaque ao futebol brasileiro, considerado um dos melhores do mundo.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre as regras do futebol a cerca do campo de jogo:
No que se refere à obra de DARIDO (A Formação do Profissional na Educação Física), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - No período de 1800-1995 ocorreu uma explosão no número de faculdades de Educação Física.
II - Até 1950, só havia dois cursos de Educação Física no Estado de São Paulo.
III - O currículo científico valoriza as subdisciplinas da Educação Física.
“Consideram-se significativas as contribuições que as concepções pedagógicas trouxeram para o processo de transformação pela qual passou a Educação Física brasileira, nas últimas décadas” (AZEVEDO e SHIGUNOV, 2012).
Nesse sentido, partindo da análise das concepções pedagógicas da Educação Física escolar, qual ou quais das alternativas abaixo, apresentam abordagens pedagógicas que se fundamentam teoricamente a partir da sociologia?
I - Aulas abertas II - Construtivista III - Crítico-superadora
Estão corretas:
No tocante à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - A partir da década de 30, a concepção dominante passou a ser baseada na perspectiva eugenista.
II - A inclusão da Educação Física no Brasil ocorreu oficialmente em 1951.
III - No modelo militarista, os objetivos da Educação Física na escola eram vinculados à formação de indivíduos capazes de suportar o combate.
Em oposição à vertente mais tecnicista, esportivista e biologicista surge no final da década de 70 novas abordagens na Educação Física escolar, inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o país além de questões específicas da própria Educação Física. Coexistem atualmente várias concepções, tendo em comum a tentativa de romper com o modelo anterior da Educação Física. Essas abordagens resultam da articulação de diferentes teorias psicológicas, sociológicas e concepções filosóficas. Todas essas correntes têm ampliado os campos de ação e reflexão para a área, o que a aproxima das ciências humanas. Embora contenham enfoques diferenciados entre si, tem em comum a busca de uma Educação Física que articule as múltiplas dimensões do ser humano. As abordagens que tiveram maior impacto a partir de meados da década de 70 são comumente denominadas como?
Quanto a Educação Física na escola, desde meados da década de 1980 tem havido mudanças na suas concepções, em um processo que envolve diversas transformações. […] Naquela época o país estava passando por um período de redemocratização política denominado “Abertura” (DARIDO e NETO, 2011). Considerando a citação em destaque, quais os aspectos desse momento histórico influenciaram as mudanças ocorridas na Educação Física escolar?
I - Liberdade efetiva na comunidade acadêmica para pesquisar todas as áreas do conhecimento científico e filosófico. II - Realização de encontros e debates entre profissionais e acadêmicos. III - Movimentos instituídos de organização civil favoráveis a manutenção do regime político anterior.
Estão corretas:
A educação brasileira tem apresentado várias concepções histórico-pedagógicas ao longo dos tempos, as quais retratam principalmente o momento político. A Educação Física no Brasil também sofre a influência desses momentos históricos e tem apresentado ao longo de sua história tendências próprias, dentre estas, analise as alternativas abaixo e identifique a tendência pedagógica que teve como características a utilização da ginástica calistênica , onde os professores eram da área médica, as atividades não tinham nenhuma interação com as questões pedagógicas da escola, e os mais fracos e doentes eram excluídos das aulas:
Leia o texto a seguir e responda à questão:
Historicamente, o fato de a Educação Física ser concebida como atividade e a avaliação escolar estar atrelada à ideia de atribuir nota, na perspectiva de aprovação ou reprovação, tem contribuído para que os professores dessa área não avaliem o processo ensino-aprendizagem de forma sistemática. No entanto, a avaliação merece atenção especial, uma vez que desempenha diversas funções e serve a vários objetivos, não só para os alunos como para os professores, para a instituição escolar, a família e o sistema social. Possibilita a criação de uma cultura de responsabilidade pelos resultados, utilizando-os em ações de realimentação e re-significação das práticas educativas escolares e políticas educacionais. Na Avaliação processual e permanente, é preciso que, ao longo do processo educativo, professores e alunos tenham oportunidade não só de problematizar, questionar, avaliar o processo de ensino vivenciado, rever ações, mas também de apresentar sugestões e alternativas para reconstrução coletiva da proposta de ensino no que se fizer necessário para melhorá-la. A Aprendizagem continuada deve considerar o fato de os sujeitos e os conhecimentos estarem em constante processo de construção e reconstrução, exigindo que, no processo educativo, tanto alunos como professores assumam o compromisso de aprender a aprender na perspectiva da educação continuada, tendo em vista a atualização permanente de seus conhecimentos, bem como seu aperfeiçoamento pessoal e profissional. Fonte: SECRETARIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, 2005. Adaptado.
Em qual situação abaixo descrita o professor de Educação Física atende aos critérios de uma avaliação processual, permanente e continuada?
No contexto da História da Educação Física, após a II Guerra Mundial, estudiosos começaram a entender que a EF não pretendia ser disciplinadora de homens e muito menos estava voltada ao incentivo da busca de medalhas, e principalmente não transformaria o Brasil em uma potência olímpica. Criou-se, então uma grande crise de identidade, configurando a necessidade de mudança nos rumos da EF brasileira. F deste momento que outras ciências, como a Psicologia, a Filosofia e a Sociologia, contribuíram com a legitimação dessa concepção de EF, originando uma mudança no enfoque da área, buscando outras perspectivas.
Esta fase foi chamada de: