Entrar

Questões de Concurso: Bases Psicológicas da Aprendizagem

Confira aqui questões de Bases Psicológicas da Aprendizagem para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Médico francês, HENRI WALLON, estudioso do desenvolvimento infantil, estabeleceu estágios para este processo. São eles: estágio impulsivo-emocional, estágio sensório-motor e projetivo, estágio do personalismo, estágio categorial e estágio da puberdade e adolescência. Identifique a opção CORRETA, dentre as características a seguir, que define somente o estágio do personalismo.
🧠 Mapa Mental

Podemos definir afetividade ou dimensão afetiva como:

🧠 Mapa Mental
No processo de aprendizagem motora, mais especificamente nas operações de estímulo e resposta, identificam-se três estágios. Com relação a esses estágios, assinale a opção correta.
🧠 Mapa Mental

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No processo de desenvolvimento motor, a criança deverá ser estimulada a:

🧠 Mapa Mental

A Teoria de Wallon procura explicar o desenvolvimento humano dentro de uma perspectiva global, enfocando em sua psicogenética a noção de Campos Funcionais. Tomando como referência a psicogenética Walloniana, é correto afirmar que os Campos Funcionais dizem respeito à:

🧠 Mapa Mental

De acordo com as teorias de Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do indivíduo com o mundo é sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o mundo se não houver o outro. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental

Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens de 58 a 64.

Ausubel afirma que existem funções que ainda não amadureceram, porém estão em maturação, e que a aprendizagem ocorre por meio da mediação de outros sujeitos.

🧠 Mapa Mental
Julgue os itens subseqüentes relativos à adolescência, suas características e contextos culturais. É a fase em que meninos e meninas vivem mudanças significativas no corpo, na sexualidade, têm a possibilidade de pensar mais abstratamente e necessitam ampliar seus espaços de convivência social. O período da adolescência é um momento da construção da subjetividade.
🧠 Mapa Mental

Piaget, Vygostsky e Wallon consideram o jogo como um instrumento de grande importância para o desenvolvimento dos indivíduos. De acordo com esses autores, os aspectos envolvidos no jogo que abalizam a utilização do movimento incluem

🧠 Mapa Mental
Com relação às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens seguintes. Segundo a teoria socioafetiva, o ato mental se desenvolve necessariamente a partir do ato motor, intermediado por um processo cuja explicação desenvolver-se-á mais adiante. Daí advém a afirmação de que essa teoria tem como eixo principal a motricidade.
🧠 Mapa Mental