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Questões de Concurso: Avaliação Psicológica

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A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

Ao realizar o psicodiagnóstico, o psicólogo pode sofrer pressões de quem encaminhou o paciente e até mesmo de colegas e chefias do local de trabalho.
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A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

Na avaliação de uma psicopatologia, o psicólogo pode seguir o modelo categórico ou o modelo qualitativo, a depender dos sintomas apresentados pelo avaliado.
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O psicodiagnóstico é um processo de avaliação onde o principal objetivo é identificar e compreender a queixa e os possíveis distúrbios que o paciente apresenta, para que dessa forma o terapeuta consiga formular hipóteses diagnósticas mais precisas relacionadas as questões levantadas.
Considerando os cuidados nesse processo, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
() A entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, com objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos de indivíduos, casal, família. () Quando da consulta de um paciente acompanhado de seu grupo familiar, cabe ao psicólogo ouvir as queixas desse grupo, sem se preocupar com quem é o paciente. () O psicólogo deve pesquisar e avaliar as circunstâncias que precederam a consulta e a possível existência de um problema prévio para chegar ao diagnóstico. () Um problema pode ser identificado quando são reconhecidas as alterações ou mudanças nos padrões de comportamento comum, que podem ser percebidas, sendo de natureza quantitativa ou qualitativa. () Os transtornos psiquiátricos podem ser identificados pelos sinais apresentados pelo paciente e pelo histórico relatado por sua família, sem um exame mais profundo.
Assinale a sequência CORRETA:
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Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Para a avaliação psicológica dessa paciente, levando em conta as respectivas queixas, o psicólogo responsável pelo processo deve centralizar a avaliação, utilizando instrumentos que privilegiem a mensuração (por exemplo, usando testes como o das matrizes coloridas de Raven), em detrimento de instrumentos mais qualitativos, tais como a hora do jogo diagnóstico.

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Analise as afirmativas a seguir:
I. A escolha da metodologia e dos recursos complementares necessários para o alcance dos objetivos do processo de Avaliação Psicológica é de responsabilidade da(o) profissional, que deverá avaliar constantemente o caráter científico e ético desses procedimentos, bem como respaldar-se tecnicamente para a utilização deles. É necessário contínuo aprimoramento profissional para que a(o) Psicóloga(o) tenha conhecimento de técnicas e instrumentos atualizados e aplicáveis à população e contexto em estudo, bem como domínio sobre a aplicação e aplicabilidade deles. Deve-se ter atenção ao uso de instrumentos originais e aprovados pelo Satepsi e/ou com comprovada referência na literatura a partir de estudos científicos em revistas reconhecidamente aceitas no meio científico. II. A psicopatologia biológica enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Em contraposição, a perspectiva sociocultural visa estudar os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de certos fatores socioculturais.
Marque a alternativa CORRETA:
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Analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de avaliação psicológica é capaz de prover informações importantes para o desenvolvimento de hipóteses por parte dos psicólogos, embora não sejam capazes de contribuir com a compreensão das características psicológicas de uma pessoa ou de um grupo. II. Para ser eficaz, o processo de recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção, possibilitando a escolha por parte dos avaliadores. III. A testagem psicológica, enquanto parte da avaliação psicológica, implica a utilização de testes psicológicos de diferentes tipos.
Marque a alternativa CORRETA:
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Analise as afirmativas abaixo sobre as principais características da avaliação psicológica e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Löhr (2011, p. 143) argumenta que a avaliação psicológica constitui uma etapa do trabalho do psicólogo, sendo utilizada nos mais diversos campos de aplicação dos conhecimentos da profissão e vinculada a diversas correntes epistemológicas. ( ) A avaliação psicológica é meramente uma área técnica produtora de ferramentas profissionais, um conhecimento fixo sobre o comportamento observado. ( ) Principais características da avaliação psicológica (MACHADO; MORONA, 2007): um trabalho mecânico, um processo simples, rápido e fácil.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.
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Analise as afirmativas a seguir:
I. A avaliação psicológica é um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. II. Um dos passos do processo de avaliação psicológica é a indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e a comunicação cuidadosa dos resultados, com atenção aos procedimentos éticos implícitos, considerando as eventuais limitações da avaliação. Nesse processo, os procedimentos variam de acordo com o contexto e o propósito da avaliação.
Marque a alternativa CORRETA:
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A respeito de psicodiagnósticos e de processos de avaliação e interpretação de resultados, julgue o item subsecutivo.

O psicólogo que atua com psicodiagnósticos deve estar familiarizado com a nomenclatura oficial dos transtornos mentais, mas não pode se ater apenas à nosologia, porque essa classificação dificultaria lidar com diferenças subjetivas que variam de um paciente para outro.
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Analise as afirmativas a seguir:
I. Na avaliação psicológica, a integração das informações pelos meios escolhidos deve ser sempre restrita para tolher os objetivos pretendidos pelo processo de avaliação. II. O controle de recursos humanos deve ter como pré-requisito, entre outros aspectos, o conhecimento dos fatores motivacionais que impulsionam pessoas a produzirem mais e melhor, contribuindo para a formação de um ser humano mais integrado e feliz num mundo preservado e respeitado. III. A avaliação psicológica é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, a saúde, a educação, o trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária.
Marque a alternativa CORRETA:
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