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Questões de Concurso: Avaliação de Serviços de Informação

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Texto associado.

Existem várias razões possíveis para que os administradores de
bibliotecas queiram fazer uma avaliação dos serviços oferecidos. Uma
delas é simplesmente estabelecer uma espécie de "escala" para mostrar
em que nível de desempenho o serviço está funcionando no momento.
Uma segunda razão, provavelmente menos comum, é comparar o
desempenho de várias bibliotecas ou serviços. Uma terceira razão para
a avaliação de um serviço de informação é simplesmente a de justificar
sua existência. Um estudo para justificar a existência constitui, de fato,
uma análise dos benefícios e o custo. A quarta razão para a avaliação é
identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço,
visando elevar o nível de desempenho no futuro. Lançando mão de uma
analogia com a medicina, este tipo pode ser considerado uma avaliação
diagnóstica e terapêutica. Sob alguns aspectos, é o tipo mais importante.
A avaliação de um serviço de informação será um exercício estéril se
não forconduzida com o objetivo específico de identificar meios de
melhorar seu desempenho

F. W. Lancaster. Avaliação de serviços de
bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004, p. 8.

Tendo o texto como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

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Em relação à avaliação de serviços de informação, considere:

I. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

II. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a ava liação contínua de serviços, programas e projetos.

III. A avaliação ocorre em paralelo às atividades de planejamento e tomada de decisões.

IV. A revisão de objetivos e metas pouco se beneficia da avaliação.

V. A avaliação é uma ferramenta que auxilia a alcançar a eficácia e eficiência organizacionais.

Está correto o que se afrima APENAS em

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Texto associado.

Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos
serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca
da elaboração desses relatórios.

O relatório deve conter um sumário no qual a indicação das divisões e seções seja destacada com a mesma apresentação tipográfica usada no texto.

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Texto associado.

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de
informação, julgue os seguintes itens.

A Lei de Lotka, também conhecida como Lei de Dispersão, permite, por meio da mensuração da produtividade dos periódicos, identificar o núcleo e as áreas de dispersão de determinado assunto em um mesmo conjunto de periódicos.

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Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.

I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.

III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.

Está correto o que se afirma APENAS em
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Texto associado.

Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos
serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca
da elaboração desses relatórios.

O relatório é também um instrumento de marketing da biblioteca e apresenta a vantagem de fornecer informação em profundidade.

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Texto associado.

No que se refere à avaliação de bibliotecas e aos serviços de
informação, julgue os seguintes itens.

O exame por um especialista em determinado assunto é uma das maneiras possíveis de avaliar o acervo de uma biblioteca em um determinado assunto. Nesse caso, a compreensão das necessidades dos usuários é dispensável.

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Texto associado.

Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos
serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca
da elaboração desses relatórios.

Além da contabilização de dados, os relatórios apresentam análises que atribuem significação aos dados no contexto da biblioteca.

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Texto associado.

A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação
desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos
critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens
seguintes.

A taxa de satisfação e o número de itens fornecidos em tempo de serem úteis ao usuário são critérios de avaliação de custo-eficácia do empréstimo entre bibliotecas.

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Texto associado.

A gestão de serviços informacionais compreende a avaliação
desses recursos por meio de diferentes critérios. Acerca dos
critérios de custo-eficácia e custo-benefício, julgue os itens
seguintes.

Na avaliação de custo-eficácia de um serviço de informação quanto à satisfação das necessidades dos usuários, aplica-se o fenômeno de rendimentos decrescentes, segundo o qual, quanto maior for a taxa de satisfação almejada, mais desproporcional se torna o dispêndio de recursos necessários para atingi-la.

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