O grupo de professores que atuam na Escola Estadual do Jardim Hortências organizou seminário de estudos sobre a avaliação, apoiados em Hadji (2005). Desenvolveram o trabalho, tomando uma reunião de HTPC por mês, contando com a coordenação de Ivone, professora- coordenadora da Escola, e com a participação de George, Supervisor de Ensino, como debatedor. Ficaram bastante satisfeitos com os resultados e perceberam-se reforçados em algumas de suas concepções e práticas e, confrontados para reconstrução, em outras. O estudo e o debate das idéias do autor ajudaram o grupo a perceber que, na avaliação formativa, o que mais importa é
a) adotar os procedimentos técnicos indicados a cada um dos três momentos/critérios metodológicos, pois avaliar é julgar com critério e coerência.
b) a alta freqüência das ações avaliativas, as quais devem cobrir o dinamismo do processo de aprendizagem do aluno.
c) a ética, formando o aluno para se auto-avaliar, assumir e corrigir seus erros e aprender a aprender.
d) cumprir as condições que o autor coloca: esclarecer atores, variar práticas, dar transparência aos critérios e não abusar do poder de julgar.
e) velar para jamais perder o rumo e o sentido da atividade.