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Questões de Concurso: Aspectos gerais da Comunicação Oficial

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Analise as seguintes características, relativas a determinado documento:
• A correção de erro material que não afete a substância do ato singular de caráter pessoal e as retificações ou alterações da denominação de cargos, funções ou órgãos que tenham tido a denominação modificada em decorrência de lei ou de decreto superveniente à expedição do ato pessoal são realizadas por meio desse documento. • De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (2018), a expedição desse documento é de competência do setor de recurso humanos do órgão, autarquia ou fundação, e dispensa nova assinatura da autoridade que subscreveu o ato originário. • É classificado como ato administrativo enunciativo.
Que documento é esse?
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Suponha que em uma comunicação oficial, o redator utilizou como fecho, em sua saudação ao destinatário, a expressão “Respeitosamente”; nesse caso, é possível afirmar que tal comunicação pode ser endereçada à(ao): I. Presidente da República. II. Autoridade de hierarquia superior à do remetente. III. Autoridade de hierarquia inferior à do remetente. IV. Autoridade de mesma hierarquia que a do remetente. Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)
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Nos casos em que não seja usado para encaminhamento de documentos, o texto do documento oficial deve seguir a seguinte padronização de estrutura:
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No artigo 37 da Constituição Federal há um princípio do qual decorrem dois aspectos: o primeiro indica a obrigatoriedade de que a administração pública tenha como norte o interesse público; o segundo determina a abstração da subjetividade.

Esse princípio constitucional, segundo o Manual de Redação da Presidência da República, justifica que a redação oficial deve ter como atributo(s)

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Quanto à linguagem dos documentos oficiais, é CORRETO afirmar:
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O fecho das comunicações oficiais, objetiva, além da finalidade óbvia de arrematar o texto, saudar o destinatário. Tratando-se de um texto dirigido para autoridade de mesma hierarquia, de hierarquia inferior, ou demais casos em que não seja de hierarquia superior a do remetente, o fecho correto a ser utilizado é:
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Leia atentamente o enunciado: “É uma forma de comunicação realizada por Ministro(s) de Estado dirigida ao Presidente ou ao Vice-Presidente da República para informa-lo de um assunto, propor alguma medida ou submeter a sua consideração projeto ou ato normativo.” O enunciado trata-se de um documento oficial chamado de:
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Considerando a devida adequação da linguagem presente em correspondências oficiais, indique, a seguir, a alternativa que apresenta correção:
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“A Redação Oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. A linguagem é burocrática; o código verbal é o mesmo, as palavras são as mesmas, mas a redação se reveste de certas formalidades que são peculiares ao meio”.

Com base no Manual de Atos Oficiais da UFMS, versão 2019, assinale a alternativa correta.

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