Entrar

Questões de Concurso: Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas

Confira aqui questões de Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considerando que a análise dos fundamentos da oferta e da demanda preenche um capítulo relevante do estudo das ciências econômicas, julgue os itens que se seguem.

No âmbito da análise microeconômica, não há interação entre as leis da oferta e da procura por não estarem estas relacionadas ao estudo da formação dos preços no mercado.

🧠 Mapa Mental

A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.

A existência de bens públicos puros - não-excludentes e não-rivais - justifica a intervenção do Estado na economia, visto que esses bens não são eficientemente providos pelo setor privado.

🧠 Mapa Mental

Com relação a conceitos básicos associados à regulação dos mercados, julgue os itens a seguir.

A regulação do sistema de transporte aquaviário justifica-se pelo fato de que esse mercado se organiza como um monopólio natural, no qual a fixação do preço ao nível do custo marginal assegura a existência de lucros monopolistas positivos.

🧠 Mapa Mental

Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue os itens subsequentes.

Pelo princípio da não exclusão, o custo marginal de prover um bem público para um consumidor adicional é zero para qualquer nível de produção.

🧠 Mapa Mental

A microeconomia constitui uma importante ferramenta para analisar o comportamento dos agentes econômicos individuais. Acerca desse assunto, julgue os itens de 71 a 100.

Os níveis de poluição sonora decorrentes de som automotivo, muito comum nos centros urbanos brasileiros, constitui um exemplo típico de externalidade negativa, cujo nível de produção é superior àquele que seria socialmente eficiente.

🧠 Mapa Mental

Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens que se seguem.

Em presença de imperfeições de mercado, o Estado pode, usando os instrumentos disponíveis, interferir no sistema de preços, promover realocações dos recursos e aumentar o nível de eficiência da economia.

🧠 Mapa Mental

Segundo o modelo básico de concorrência, os custos e benefícios de produzir e vender um bem recaem integralmente sobre o produtor/vendedor, enquanto os custos e benefícios para obter o bem correspondem todos ao comprador. Quando ocorrem benefícios e(ou) custos adicionais, não capturados pelas transações de mercado, tem-se uma externalidade. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes.

O imposto de Pigou apoia-se no modelo teórico das externalidades negativas e iguala o custo social e o custo privado da poluição ambiental.

🧠 Mapa Mental

Quando o governo lança um tributo sobre um bem, quem carrega o ônus do imposto? As pessoas que o compram? Os vendedores? Compradores e vendedores partilham o ônus? O governo pode determinar essa divisão, como sugere o prefeito, ou a divisão é definida por forças fundamentais da economia? O estudo relativo a quem suporta o ônus de um imposto denomina-se:

🧠 Mapa Mental

Do ponto de vista da incidência tributária, é disseminada a hipótese de que os tributos indiretos tendem a ser totalmente transferidos pelo contribuinte legal. Esta hipótese é realmente verificada no caso de um imposto sobre a

🧠 Mapa Mental

No que diz respeito aos bens públicos, semi-públicos e privados, indique a única opção incorreta.

🧠 Mapa Mental