Entrar

Questões de Concurso: Análises Clínicas

Confira aqui questões de Análises Clínicas para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A hepatite C é um processo inflamatório infeccioso, causado pelo vírus C da hepatite (HCV) e que pode se manifestar na forma aguda ou crônica, sendo esta última a forma mais comum. Estima-se que mais de 185 milhões de pessoas estejam infectadas pelo HCV no mundo. No Brasil, entre os anos de 1999 a 2018, foram notificados 359.673 mil casos de HCV, sendo que a maior parte dos indivíduos infectados pelo HCV desconhece seu diagnóstico. A transmissão do HCV pode acontecer por, EXCETO:
🧠 Mapa Mental

Desde o início do ano, os casos de dengue no País aumentaram consideravelmente, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste. A melhor estratégia para evitar a doença ainda são ações de controle ao mosquito transmissor Aedes aegypti, que tem como criadouros os mais variados recipientes que acumulam água parada. Isso posto, analise as informações sobre a dengue e identifique as corretas:

I- A fêmea do mosquito Aedes aegypti transmite o vírus da dengue, zika e chikungunya.

II- Os principais sintomas da dengue são: febre alta, dor na região posterior dos olhos, dor muscular intensa.

III- Não existe medicamento específico contra a dengue.

IV- Os sintomas podem ser aliviados com o uso de medicamentos para dor ou febre, contudo, não se deve utilizar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, tampouco anti-inflamatórios, devido ao risco de hemorragia.

V- Atualmente não existem casos de dengue em Santa Catarina.

É correto o que se afirma em:

🧠 Mapa Mental
A parede celular da maioria das bactérias é formada por um polímero, o peptidoglicano, que proporciona estabilidade mecânica. Esse peptidoglicano é constituído por filamentos lineares de dois aminoaçúcares alternados (Nacetilglicosamina e ácido N-acetilmurâmico) e unidos por meio de ligações cruzadas de cadeias peptídicas. Alguns antibióticos, como a exemplo da classe dos ?-lactâmicos e dos glicopeptídeos, podem atuar nessas bactérias desestabilizando sua parede celular, levando-as posteriormente a morte. Com relação a esses antibióticos julgue as sentenças como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A Pseudomonas aeruginosa pode apresentar resistência aos antibióticos ?-lactâmicos por meio da produção de enzimas ? -lactamases. ( ) Amoxicilina e ampicilina são exemplos de antibióticos ?-lactâmicos. ( ) As bombas de efluxo em algumas bactérias é exemplo de resistências bacteriana. ( ) Os glicopeptídeos (vancomicina e a teicoplanina) são antibióticos que agem inibindo a polimerização dos monômeros da parede celular bacteriana.
Marque a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental

Paciente IQA, mulher, 65 anos, obesa (IMC 33 kg/m2 ), portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão, comparece ao serviço clínico farmacêutico para atendimento levando consigo seus resultados de exames laboratoriais. Resultados: Colesterol total 231 mg/dL (Normal: < 200mg/dL), HDL: 38 mg/dL (Normal: > 40 mg/dL), Triglicerídeos 587 mg/dL (Normal: < 150mg/dL), Glicemia em jejum 159 mg/dL (Normal: < 100mg/dL), HbA1c: 11,8 % (Normal para diabéticos: < 7%), Creatinina 0,8 mg/dL (Normal: < 1,2 mg/dL), Microalbuminúria: 140 mg/24 horas (Normal: < 30mg/24 horas). A partir da análise dos resultados, considere as afirmativas a seguir.

I - É possível afirmar que, nos últimos três meses anteriores à realização dos exames, a glicemia da paciente esteve descontrolada com base nos exames de hemoglobina glicosilada e glicemia em jejum.

II - Correlacionando os resultados dos exames referentes ao perfil lipídico e a microalbuminúria, pode-se verificar a presença de dislipidemia mista e fator preditivo de morbilidade e mortalidade cardiovascular aumentado.

III - O controle da pressão arterial, a orientação nutricional para adesão à dieta equilibrada e a perda de peso constituem-se como medidas necessárias para pormenorizar a resistência à insulina e às suas complicações.

IV - A partir da análise dos dados clínicos e laboratoriais, descarta-se a possibilidade de coexistência de síndrome metabólica e de disfunção das células beta pancreáticas nesta paciente.

V - A hemoglobina glicosilada oferece vantagens para avaliação dos níveis glicêmicos, 3 a 4 meses retrógrados, pois, independe do estado de jejum para a sua avaliação e possui menor variabilidade no dia a dia, sendo uma dosagem indireta da glicemia.

Estão CORRETAS apenas as afirmações:

🧠 Mapa Mental
Um paciente de 50 anos de idade chega ao hospital pela manhã com dor no estômago, fadiga e dificuldade para respirar. O médico realiza a anamnese e solicita hemograma, exame de glicose e de urina. Os resultados apresentam alteração na glicemia (185 mg/dL; V. R. = 70 mg/dL a 99 mg/dL) e no exame de urina (cetonas: + ; glicose: +). Com base nesses resultados, o médico decide solicitar também o exame Hb1Ac, o qual apresenta o resultado de 6,8% (V. R. < 5,7%). O médico constata um quadro de diabetes, iniciando tratamento medicamentoso e recomendando exercícios físicos.

Considerando esse caso clínico, a doença diabetes e os exames que a constatam julgue os itens a seguir. 
O túbulo contorcido proximal (TCP) é o maior responsável pela reabsorção da glicose renal. Porém, com o resultado de um traço de glicose no exame de urina, é correto inferir que o limiar renal foi atingido.
🧠 Mapa Mental
O processo inflamatório é desencadeado nos tecidos vascularizados sempre que ocorre um dano celular, estando intimamente associado ao processo de cicatrização tecidual.

 Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir. 
A via clássica do sistema complemento ocorre na superfície do patógeno, mediante a hidrólise de C3.
🧠 Mapa Mental
A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar. Sobre a doença e seu agente etiológico, considere a alternativa correta:
🧠 Mapa Mental
Um paciente de 50 anos de idade chega ao hospital pela manhã com dor no estômago, fadiga e dificuldade para respirar. O médico realiza a anamnese e solicita hemograma, exame de glicose e de urina. Os resultados apresentam alteração na glicemia (185 mg/dL; V. R. = 70 mg/dL a 99 mg/dL) e no exame de urina (cetonas: + ; glicose: +). Com base nesses resultados, o médico decide solicitar também o exame Hb1Ac, o qual apresenta o resultado de 6,8% (V. R. < 5,7%). O médico constata um quadro de diabetes, iniciando tratamento medicamentoso e recomendando exercícios físicos.

Considerando esse caso clínico, a doença diabetes e os exames que a constatam julgue os itens a seguir. 
O termo hemoglobina glicada faz referência a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina e o açúcar. O resultado reflete a glicemia média entre os 45 e 60 últimos dias, por apresentar elevado valor preditivo positivo para as complicações clínicas diabéticas e por apresentar boa correlação com os níveis decisórios de glicose plasmática.
🧠 Mapa Mental
O hemograma é um exame que utiliza o sangue venoso para uma avaliação dos parâmetros hematológicos. Adquirir conhecimentos sobre a origem do sangue, o domínio das etapas da hematopoiese e das alterações fisiológicas que ocorrem no organismo pode auxiliar o profissional de saúde a interpretar com mais facilidade os resultados obtidos em um hemograma. (Fonte: Alvarenga, F. Q., 2020. Adaptado)
Sobre o hemograma, foram feitas algumas afirmações relacionadas às possíveis alterações hematológicas e suas correlações clínicas. Analise-as e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Microcitose, anisocitose, poiquilocitose (incluindo células elípticas e alongadas) e graus variáveis de hipocromia geralmente estão associados às anemias por deficiência de ferro. ( ) Eosinopenia é uma alteração hematológica encontrada em várias doenças alérgicas, parasitárias e imunológicas, importante dado para o diagnóstico de diversas doenças sistêmicas. ( ) VCM elevado com predomínio de macro-ovalócitos, graus extremos de anisocitose e poiquilocitose e pancitopenia associam-se com achados laboratoriais da anemia megaloblástica. ( ) Leucocitose linfocítica persistente e desvio à esquerda (predomínio de bastonetes) correspondem a um padrão característico de alterações hematológicas e da resposta às infeções bacterianas.
A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:
🧠 Mapa Mental