Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as doenças crônicas são responsáveis por 70% de todas as mortes no mundo. Isso acarreta um problema de ordem global de saúde, gerando perda da qualidade de vida, mortes prematuras e grandes impactos econômicos e sociais em vários países. A vitamina D tem sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico. Sobre a Vitamina D pode-se afirmar:
a) A vitamina D é produzida in vivo principalmente através da radiação solar ultravioleta B, sendo que a alimentação supre apenas em torno de 20% das necessidades essenciais do organismo por meio de colecalciferol ou vitamina D3, e a ergocalciferol ou D2 vegetal.
b) A pele produz mais de 60% da vitamina D necessária. Esta produção depende do comprimento de onda da radiação ultravioleta (290-315nm) e do número de fótons absorvidos, por outros fatores, tais como a reduzida exposição aos raios UVB, o aumento da pigmentação da pele, o uso de filtros solares e o ângulo da luz solar, que atinge a superfície da Terra (ângulo de Zénite) e juntos afetam este processo.
c) A pigmentação da pele, estação do ano, exposição ao sol e ingestão de cálcio não influenciam nas concentrações de vitamina D3. Ela também exerce uma importante função na regulação da homeostasia mineral por meio de sua ação nos ossos, nas glândulas paratireoides, nos rins e no intestino.
d) Nos tecidos, sua forma ativa (1,25-OH2D) atua ligando-se a um receptor nuclear específico, pertencente à família de receptores dos hormônios esteroides e Supra-renais. Contudo, esse receptor, bem como a enzima que transforma a 25-OHD na forma ativa da vitamina D, foi identificado em outros tecidos.
e) A vitamina D está inserida em vários processos metabólicos e é conhecida como sinalizadores moleculares, e sua deficiência poderá dificultar as funcionalidades celulares, ou ocasionando lesões de forma crônica, facilitando o aparecimento de doenças de amplos espectros, inclusive a forma crônica.