Questões de Concursos Públicos: Acústica

Encontre aqui questões Acústica de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Ao caminhar por uma calçada, um pedestre ouve o som da buzina de um ônibus, que passa na via ao lado e se afasta rapidamente. O pedestre observou nitidamente que quando o ônibus se afastou houve uma brusca variação na altura do som. Este efeito está relacionado ao fato de que houve variação:

O som é definido como a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda longitudinal, propagando-se tridimensionalmente pelo espaço e apenas em meios materiais, como o ar ou a água. Considerando a propagação do som no ar, analise as seguintes afirmações:

I. Ondas que têm frequência menor que 20 Hz são denominadas ondas de infrassom.

II. Ondas que possuem frequência acima de 20000 Hz são denominadas ondas de ultrassom.

III. A velocidade do som no ar a 20 °C é aproximadamente de 343 m/s.

Está correto o que se afirma em

Quanto às propriedades físicas do som, analise as assertivas.

I - O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20º C.

II - Frequência (f) é o número de oscilações por minuto do movimento vibratório do som. Para uma onda sonora em propagação, é o número de ondas que passam por um determinado referencial em um intervalo de tempo.

III - Qualquer fenômeno capaz de causar ondas de pressão no ar é considerado uma fonte sonora. Pode ser um corpo sólido em vibração, uma explosão ou um vazamento de gás à alta pressão.

IV - O ruído é um som de baixa complexibilidade, resultante da superposição desarmônica de sons provenientes de várias fontes. Seu espectro sempre será uma confusa composição de harmônicas sem qualquer classificação ou ordem de composição.

Está correto o que se afirma em

A presença de frestas nas coberturas e nas fachadas altera substancialmente o desempenho acústico da envoltória das edificações, sendo que pequenas frestas podem reduzir em mais de 30% (MARTINS, 2013) a isolação acústica. Outros fatores também podem repercutir em perdas significativas da isolação acústica, dentre eles:

I adoção de juntas molhadas nas alvenarias (presença de argamassa nas juntas verticais de assentamento).

II regularidades ou presença de adensamento do material das juntas de assentamento e, particularmente, dos encunhamentos e/ou ligações das paredes com o fundo de vigas e de lajes.

III janelas sem adequada vedação entre folhas fixas e folhas móveis, sendo que esses encontros sempre devem ser guarnecidos com escovas e gaxetas fabricadas com materiais resilientes.

IV correto rejuntamento nos encontros entre paredes e caixilhos.

Avalie cada afirmativa feita como verdadeira (V) ou falsa (F). De cima para baixo, a sequência correta é:

Segundo a teoria acústica de produção da fala (Fant, 1970) tubos fechados em uma extremidade e abertos na outra possuem um número infinito de ressonâncias, localizadas em frequências determinadas pelo múltiplo ímpar do quarto de comprimento de onda. Considerando-se: I. A velocidade de propagação do som no ar em condições estáveis de pressão atmosférica e temperatura (cerca de 350m/s); II. Que o trato vocal médio masculino tem comprimento de 17,5cm da glote até os lábios; III. Que este trato possui aproximadamente as mesmas frequências de ressonância de um tubo reto de mesmo comprimento e seção transversal; IV. que este trato produz uma vogal média central, em que a posição da língua e dos demais articuladores cria uma seção transversal uniforme ao longo do comprimento do trato vocal, as três primeiras frequências de ressonância do tubo ou, os três primeiros formantes (F1, F2, F3) desta vogal serão, respectivamente:
A qualidade do som que permite distinguir um som forte de um som fraco, por meio da amplitude de vibração da fonte sonora é definida como

Cada ambiente de uma edificação tem seu tempo próprio de reverberação, intervalo de tempo entre a emissão da fonte sonora e a extinção do som.

Assinale a opção que indica fatores que atuam na reverberação.

Analise as proposições sobre acústica e, a seguir, assinale a opção correta.

I. Define-se som como energia na forma de ondas mecânicas longitudinais audíveis que se propagam através de meio elástico.

II. A audibilidade humana está compreendida, em regra, entre 20 Hz e 20 KHz.

III. O que diferencia o ruído do barulho é o caráter subjetivo deste, notadamente desagradável ao ouvido humano.

IV. O sistema auditivo humano divide-se didaticamente em três partes, quais sejam: epicraniana, mesocraniana e intracraniana.

Com relação à acústica dos auditórios, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A forma de uma caixa de sapato não é adequada para salas de concerto, devido às reflexões laterais.

( ) Superfícies côncavas no fundo de auditórios são fontes potenciais de geração de ecos.

( ) A qualidade acústica de um espaço não é função apenas dos seus acabamentos, mas principalmente da geometria e volumetria.

( ) Uma sala não atende com qualidade mais de uma finalidade, porque o tempo ideal de reverberação é obtido em função do volume e da finalidade da sala.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Atente à seguinte descrição: “Trata-se de uma característica observada nas ondas quando são emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento em relação ao observador: o comprimento de onda observado é maior ou menor, conforme sua fonte se aproxime ou se afaste. No caso de aproximação, a frequência aparente da onda recebida pelo observador fica maior do que a frequência emitida. Ao afastar-se, a frequência aparente diminui. Um exemplo típico é o produzido pela sirene da ambulância que, ao aproximar-se, parece mais agudo e ao afastar-se, mais grave”. A descrição acima refere-se à/ao