Questões de Concursos Públicos: Ação Humana Poluição e Controle

Confira aqui Questões Ação Humana Poluição e Controle de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


(U.E. Londrina-PR) Os especialistas têm observado que a temperatura média anual está aumentando. Uma das causas desse aumento é o “efeito estufa”, cuja ocorrência se deve:
(PUC-RS) Em outubro passado, cientistas revelaram que o aquecimento médio global cresceu num índice superior às expectativas. No dia 13 de dezembro de 2000, os jornais publicaram que o Rio Grande do Sul bateu seu recorde de consumo de energia devido às altas temperaturas registradas. O aumento da temperatura mundial, referido no texto, somente não poderia ser explicado:
(UFCE) Uma forma comum de poluição das águas é causada pelo lançamento de dejetos humanos nos rios, lagos e mares. Esses resíduos levam ao aumento da quantidade de nutrientes disponíveis no ambiente, fenômeno denominado eutroficação. Quando esses resíduos atingem uma massa de água, ocorre uma cadeia de eventos, que culminam com graves problemas. Sobre esses eventos e suas conseqüências, é correto afirmar que:
(UFPI) A poluição térmica decorre do uso da água em sistemas de arrefecimento (ou resfriamento) em indústrias, usinas termelétricas ou centrais nucleares. Depois de passar pelos sistemas de arrefecimento, a água é devolvida a seu meio original (rios, lagos ou oceanos) com uma temperatura muito superior àquela com a qual entrou no sistema. Assinale a alternativa que apresenta um dos principais problemas decorrentes da poluição térmica.
(FUVEST-SP) A recente descoberta de uma vasta região de mar descongelado no Pólo Norte é um exemplo dos efeitos do aquecimento global pelo qual passa o planeta. Alarmados com a situação, alguns países industrializados elaboraram uma carta de intenções em que se comprometem a promover amplos reflorestamentos, como uma estratégia para reduzir o efeito estufa e conter o aquecimento global. Tal estratégia baseia-se na hipótese de que o aumento das áreas de floresta promoverá maior
(PUC-RJ) Pesquisadores encontraram altas concentrações de DDT, um inseticida não biodegradável que se acumula no meio ambiente, atingindo até tecidos de focas e leões marinhos de regiões polares, onde ele nunca foi utilizado. A seguir encontram-se afirmativas acerca do fluxo de matéria e energia nas cadeias alimentares.

I. A quantidade de energia diminui na passagem de um nível trófico para outro, ocorrendo o mesmo com a biomassa.
II. A energia e a matéria orgânica passam do produtor aos outros seres vivos do ecossistema através da cadeia alimentar.
III. Quando ingeridos pelos seres vivos, os produtos não biodegradáveis tende a se concentrar ao longo das cadeias alimentares.
IV. Em média apenas 10% da energia de um nível trófico passa para o nível anterior.

Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
(PUC-RJ) A partir da Revolução Industrial, o teor de gás carbônico (CO2) atmosférico, que era em torno de 275 ppm (partes por milhão), sofreu um aumento da ordem de 25%. Estima-se que, em 2050, se mantidas as taxas atuais de emissão deste gás, sejam atingidos teores entre 550 e 650 ppm. Qual a alternativa que aponta, respectivamente, a principal causa de aumento do CO2 atmosférico e uma possível forma de redução deste fenômeno?
(Unifor-CE) Recentemente, a mídia vem noticiando o enorme aumento do buraco de ozônio sobre o continente Antártico e áreas adjacentes. As populações humanas do sul do Chile e da Argentina estão sendo aconselhadas a não se manterem no sol durante as horas mais quentes do dia para que não estejam sujeitas a sofrer:
(Mackenzie-SP) Alguns meses atrás, foi noticiada a morte de toneladas de peixes na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. A causa dessa mortandade foi:
(UFPE) O acúmulo de CO2 na atmosfera constitui um dos fatores que provoca o conhecido “efeito estufa”. Com relação a esse efeito é incorreto afirmar que: