Entrar

Questões de Concurso: Abordagem Estruturalista da Administração

Confira aqui questões de Abordagem Estruturalista da Administração para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


As origens da burocracia remontam à antiguidade. No entanto, a burocracia, como conhecemos hoje, como forma de organização, teve sua origem nas mudanças religiosas ocorridas após o Renascimento. Para um melhor entendimento sobre as origens, Weber apresentou os tipos de sociedade e autoridade. Com base no que foi dito, marque a opção que contém a afirmação CORRETA sobre os tipos de sociedade e autoridade.
🧠 Mapa Mental
A burocracia, para Webber, tem uma série de vantagens. Ao encontro disso, analise as afirmativas abaixo e, diante de cada uma, escreva V, para as verdadeiras, e F, para as falsas quanto às vantagens weberianas da burocracia: ( ) Uniformidade de rotinas e procedimentos. ( ) Continuidade da organização. ( ) Redução do atrito entre as pessoas. ( ) Arbitrariedade. ( ) Dinamicidade. Assinale a alternativa com a sequência correta:
🧠 Mapa Mental
Max Weber é considerado o criador do modelo burocrático, a partir da sua obra Sociologia da Burocracia. O modelo burocrático funcionou satisfatoriamente na era industrial, especialmente, nas grandes organizações que atuavam em um ambiente estável. Sobre a burocracia de Max Weber, marque a opção que NÃO apresenta a afirmação verídica sobre o modelo.
🧠 Mapa Mental
Leia as afirmações abaixo:
I. A burocracia não considera as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargo; II. Na burocracia, a escolha das pessoas se baseia no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais; III. O ocupante de cargo na burocracia, não faz o que quer, mas o que a burocracia impõe a ele; IV. Cada funcionário da burocracia tem mandato por tempo indeterminado e segue carreira na organização; V. Regras, decisões e ações administrativas são formuladas por escrito.
Analise as características da burocracia abaixo:
A-Rotinas e procedimentos padronizados B-Profissionalização dos participantes C-Impessoalidade nas relações D-Caráter formal das comunicações E-Competência técnica e meritocracia
Marque a opção que apresenta a correspondência CORRETA entre as afirmações e as características da burocracia.
🧠 Mapa Mental
Uma das formas mais comuns de representar graficamente uma organização, seja ela pública seja privada, grande ou pequena, é a pirâmide organizacional. Tal pirâmide evidencia os diferentes níveis existentes dentro de uma organização, bem como suas respectivas funções.
Sobre a pirâmide e os diferentes níveis organizacionais, avalie as assertivas a seguir.
I - O último nível, localizado no topo da pirâmide, é conhecido como Tático ou Gerencial, sendo lá onde se localizam os gerentes médios responsáveis por traduzir os objetivos gerais da organização em objetivos por áreas ou setores.
II - O primeiro nível, representado pela base da pirâmide, corresponde ao Operacional e compreende os profissionais responsáveis pela execução das atividades cotidianas indispensáveis ao funcionamento da organização.
III - O nível Operacional é aquele de menor importância dentro da organização, por isso nele se localizam os profissionais com menores salários e atribuições.
IV - O nível Estratégico é aquele focado especificamente na gestão dos recursos financeiros da organização, uma vez que eles são os principais recursos geradores de desempenho positivos.
Está correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental
Max Webber foi um dos principais pesquisadores que estudaram a burocracia e as organizações. Quanto à burocracia, analise as afirmações abaixo e identifique as corretas: I- A burocracia é, necessariamente, definida por leis e normas, previamente estabelecidas e escritas. II- Uma característica essencial à burocracia é a impessoalidade. III- A burocracia diminui o controle sobre as operações. É correto o que se afirma em:
🧠 Mapa Mental

Organização é um conjunto de recursos e de pessoas que realizam diferentes atividades, interagem entre si e com o ambiente de atuação para o alcance de objetivos comuns. A organização pode ser classificada em duas vertentes: organização formal e a organização informal.

Assinale nos parênteses dos itens a seguir:


1.Para organização formal.

2.Para organização informal.

( ) Possui recursos e pessoas formalmente ordenados e dispostos a realizar determinadas atividades, tendo por objetivo o atendimento do interesse público. Exemplo: Uma Prefeitura.

( ) É constituída por meio das relações espontâneas entre os indivíduos que participam da organização.

( ) Não é planejada e nem graficamente representada pelo organograma, pois é formada por meio de afinidades e interesses comuns e não precisa necessariamente existir interdependência entre as atividades.

( ) É usualmente marcada pela existência de hierarquia, de níveis de comando e de atividades interdependentes.

( ) Os objetivos são explícitos, os processos são bem definidos e a estrutura do relacionamento entre as pessoas e as tarefas é graficamente representada por meio do organograma, que é uma representação gráfica da estrutura organizacional de uma organização.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETAS:

🧠 Mapa Mental

Qual das alternativas a seguir apresenta a ideia principal da teoria burocrática da administração?

🧠 Mapa Mental