Questões de Concursos Públicos: Cirurgia Cardiovascular

Encontre aqui questões Cirurgia Cardiovascular de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Paciente com cirurgia de revascularização do miocárdio prévia, refere dor precordial, com 2 horas de evolução e apresenta supradesnivelamento de segmento S-T em parede diafragmática e marcadores cardíacos alterados. Qual é a conduta imediata?
Paciente de 85 anos apresenta quadro de insuficiência mitral e insuficiência cardíaca congestiva em forma aguda. Qual é a provável causa?
Em paciente portador de doença de valva cardíaca, com indicação de substituição por prótese valvar, quais parâmetros são considerados para decisão?
Paciente de 75 anos, portador de marca-passo há 20 anos, está evoluindo com disfunção grave do ventrículo esquerdo (FE = 29%). Qual é o tratamento imediato?
Quais são os enxertos arteriais utilizados na cirurgia de revascularização do miocárdio?
Paciente feminino, de 2 anos de idade, apresenta vômitos pós-alimentares, sem melhora com antiemético. Mãe refere que apresenta dificuldade para ingerir alimentos sólidos e emagrecimento. O exame contrastado de esôfago, estômago e duodeno detectou estreitamento concêntrico do esôfago distal, com leve dilatação e falhas de enchimento a montante. A endoscopia evidenciou corpo estranho (carne) na luz do esôfago médio, retirado com alça. Outro achado foi estreitamento de 4mm de diâmetro em terço distal de esôfago e discreto aumento de calibre a montante. A impressão endoscópica era de consistência endurecida da região. Qual é a hipótese e conduta mais corretas?
A correção cirúrgica de cardiopatias congênitas com obstrução da via de saída do ventrículo direito utiliza a técnica de Remodelamento Ventricular. Em que consiste essa técnica?
Identifique a alternativa INCORRETA a respeito ao cisto do ducto tireoglosso.
Motociclista foi trazido pelo SAMU, vítima de colisão com automóvel, tendo ocorrido ejeção e queda sobre o guidão. Encontra-se estável hemodinamicamente, com murmúrio vesicular abolido em hemitórax esquerdo, cuja expansibilidade está diminuída, e a saturação é de 89%, com frequência respiratória de 26 por minuto. Observa-se crepitação no esterno. Qual das alternativas abaixo é a mais correta?
Paciente feminino, de 9 meses, nasceu prematuro de 35 semanas e 5 dias, de parto cesáreo, Apgar 4/8 e peso 2785g. Necessitou de ventilação com pressão positiva em sala de parto. Evoluiu com desconforto respiratório após 24 horas, necessitando internação na UTI neonatal por 24 dias. Após a alta apresentou 1 episódio de laringite e 1 de pneumonia, nos quais necessitou internação em UTI devido ao desconforto respiratório. Na última internação foi submetida a videodeglutograma e a dosagem de alfa 1 antitripsina, ambos normais. Há 2 semanas apresenta coriza e tosse seca. Há 1 semana fez-se diagnóstico de pneumonia e iniciado tratamento domiciliar. Há 2 dias piora do estado geral e da sibilância, além de retração intercostal, sendo indicada nova internação. O Rx tórax evidenciava hipotransparência em ápice de hemitórax direito. A broncoscopia evidenciou compressão extrínseca importante da luz traqueal. A tomografia de tórax diagnosticou tumor cístico em mediastino médio, região para traqueal direita. Baseado no relato, escolha a alternativa que contempla o diagnóstico mais provável e a melhor conduta.