Entrar

Questões de Concurso: 2004

Confira aqui questões de 2004 para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


João, candidato aprovado em concurso público para o cargo de Agente Fiscal de Rendas do Estado e classificado em trigésimo lugar, toma conhecimento pelo Diário Oficial de que a Administração, observando a ordem classificatória, nomeou vinte e nove candidatos, restando ainda vagos vinte e um cargos. Inconformado com a situação descrita, João resolve questionar a conduta da Administração. Neste caso, João poderá:

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Nos últimos anos, tem havido maior atenção nos aspectos ligados
à educação para a saúde e à promoção de mudança de hábitos da
população na perspectiva da promoção da saúde. Vários esforços
têm sido realizados no sentido de fomentar o envolvimento da população, de divulgar esclarecimentos sobre uma vida saudável e de promover o treinamento do pessoal de saúde que lida com a clientela.

A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.

Para a garantia de um estilo de vida saudável, é necessário aumentar o nível de conhecimento da população sobre alimentação equilibrada, manutenção do peso corporal adequado e benefícios da atividade física.

🧠 Mapa Mental

Julgue os itens a seguir, relativos aos conhecimentos da enfermagem no diabetes melito.

O diabetes melito é um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia e decorre da produção, secreção ou utilização deficientes de insulina, podendo ser provocado por fatores genéticos e(ou) ambientais.

🧠 Mapa Mental

Quanto aos aspectos referentes à legislação e ao exercício de enfermagem, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um enfermeiro, após ter-se graduado, fez seu registro no COREN, mas não exerce a profissão.

Nessa situação, ele está desobrigado de pagar a anuidade no COREN, podendo voltar a pagá-la quando efetivamente exercer alguma atividade na enfermagem.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Considerando que o processo de elaboração e execução do orçamento público no Brasil segue determinadas normas, princípios e técnicas, julgue os itens subseqüentes.

O pagamento de despesas inscritas em restos a pagar prescreve após o período de cinco anos contados da data da emissão do empenho.

🧠 Mapa Mental

Quanto à abertura de conta-corrente de pessoas físicas e pessoas jurídicas, seus aspectos, cuidados e documentos, julgue os itens seguintes.

Segundo normas do BACEN, os documentos necessários e obrigatórios para a abertura de conta de depósitos, no caso de pessoa física, são o documento de identificação, a inscrição no cadastro de pessoa física, o comprovante de residência e o comprovante de renda.

🧠 Mapa Mental

Em relação aos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens que se seguem.

Na evolução dos direitos fundamentais, consolidou-se a classificação deles em diferentes gerações (direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações), as quais se sucederam e se substituíram ao longo do tempo, a partir, aproximadamente, da Revolução Francesa de 1789.

🧠 Mapa Mental

A área de urgência e emergência é um importante componente da assistência à saúde. A Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde estabelece normas e critérios de funcionamento de serviços de urgência e emergência vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel devem contar exclusivamente com uma equipe de profissionais da área da saúde (médico, enfermeiro e auxiliares de enfermagem).

🧠 Mapa Mental