Questões de Concursos Públicos: Epidemiologia

Confira aqui Questões Epidemiologia de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.


Leia as afirmativas a seguir: I. A ação de Vigilância Epidemiológica deve ser efetuada pelo conjunto dos serviços de saúde, públicos e privados, devidamente habilitados para tal fim. II. Os acidentes e as agressões na faixa etária de zero a nove anos são causas de mortalidade frequentes na infância, configurando-se em relevante problema de saúde pública. Assim, as ações de prevenção de violências à criança contribuem para o agravamento dos índices do Sistema Único de Saúde. Marque a alternativa CORRETA:
Secretaria de Saúde de Santa Catarina estima que cerca de que 5 mil pessoas podem ter contraído a doença de Chagas após consumirem caldo de cana em quiosques às margens da BR-101, entre os municípios de Piçarras e Itajaí, em 2005.
Considerando que a população exposta na época foi de 650.000 pessoas, a taxa de incidência dessa doença por 1000 habitantes, neste período e nesta região foi de foi de:
Em epidemiologia clínica, a relação dos agentes etiológicos de doenças infecto contagiosas com o hospedeiro de patogenicidade, é definida como:
De acordo com Maximiano (2000), o indivíduo “A” pode ser considerado um líder quando consegue conduzir as ações ou influenciar o comportamento de outros indivíduos. Também segundo o autor, o processo de liderança é composto por três elementos, sendo estes: o líder, os seguidores e a missão. No que se refere à missão, identifique entre as alternativas a seguir aquela que descreve o tipo de missão calculista.
De acordo com a Portaria nº 264/2020, é correto afirmar que:
Segundo Sobral e Peci (2013), o controle do desempenho organizacional, dentro do contexto do processo administrativo, pode ser subdividido em três etapas em uma perspectiva temporal. Essas etapas são: controle preventivo, controle simultâneo e controle posterior. Considerando essas três subdivisões temporais, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª: 1ª Coluna: Etapas do processo de controle 1 Controle preventivo 2 Controle simultâneo 3 Controle posterior 2ª Coluna: Descrições das etapas do processo de controle ( ) Corrige problemas depois que ocorrem ( ) Corrige problemas à medida que ocorrem, a fim de alinhar o desempenho aos padrões ( ) Foco nos resultados ( ) Antecipa os problemas que podem ocorrer ao longo dos processos ( ) Foco nos insumos ( ) Foco nos processos Assinale a alternativa que contém a sequência correta, no sentido de cima para baixo.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são a causa principal de mortalidade e de incapacidade prematura na maioria dos países de nosso continente, incluindo o Brasil. Este fenômeno, denominado “transição epidemiológica”, ocorre devido à mudança do padrão de mortalidade que afeta a população. Anteriormente, no início do século passado, às doenças infecciosas eram as que mais levavam ao óbito (~ 50%) enquanto que hoje, com as melhorias de condições sócio-econômico-culturais, a mortalidade é preponderantemente consequência das doenças crônicas não transmissíveis.
Com relação às DCNT é correto afirmar:

Nos últimos anos, a ocorrência de epidemias e pandemias por doenças emergentes ou reemergentes obrigou a comunidade internacional a aprimorar os serviços de vigilância em saúde. Entre os fatores que contribuíram para esta mudança estão a pressão demográfica, mudanças no comportamento social e alterações ambientais.

Diante deste cenário, no Brasil, no processo de estruturação e aperfeiçoamento do serviço de recebimento, processamento e resposta oportuna às emergências epidemiológicas, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS) inaugurou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, que tem por objetivo:

I. Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de notificação telefônica (Disque Notifica), eletrônica (E-notifica) e mineração de informações nos principais meios de comunicação (Clipping Cievs).

II. Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância nacional e programas prioritários da SVS/MS.

III. Aperfeiçoar os mecanismos de triagem, verificação e análise das notificações para identificar e responder às emergências epidemiológicas.

São objetivos do CIEVS as atividades apresentadas

Caso clínico CG2A1-I

Um magistrado compareceu ao serviço de saúde com quadro clínico de febre de 39 ºC e intensas dores musculares e de cabeça, além de manchas vermelhas pelo corpo. Relatou, ainda, sentir dor ao realizar movimento ocular. Foi diagnosticado com gripe (CID-10: J11) de subtipo viral já conhecido e recebeu atestado médico, que apresentou ao tribunal, para se afastar do trabalho por dois dias. Meses depois, em exame periódico de saúde, foram identificados anticorpos que evidenciaram que o magistrado havia contraído dengue (CID-10: A90), e não gripe. O magistrado recebera, portanto, um diagnóstico equivocado.