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Questões de Concurso: Universidade Federal de Santa Catarina

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Assinale a alternativa CORRETA, com base na citação abaixo:

Para Saviani (1999), “[...] O Estado brasileiro não se revelou ainda capaz de democratizar o ensino, estando distante da organização de uma educação pública democrática de âmbito nacional”.

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Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo.

Para que o Plano Nacional de Educação tenha sucesso, o Governo Federal, através do MEC, lançou, em setembro de 2006, um Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este programa visa promover ações e ser uma, entre tantas representações da sociedade civil junto ao governo, participando e monitorando ativamente e visando a continuidade das políticas públicas, sempre a partir da perspectiva de que apenas um projeto de Nação poderá garantir a Educação de qualidade para todos. Para isso constituiu uma Comissão Técnica com reconhecidos especialistas em Educação para definir indicadores e metas para a Educação pública brasileira. São elas: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado à sua série; todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos e investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Qual foi o prazo estabelecido para Estados e Municípios alcançarem estas metas?

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As informações obtidas por meio de fotografias, fitas de vídeo ou áudio, arquivos magnéticos, cópias de documentos internos e externos, extratos bancários, cálculos, respostas a questionários durante a realização da auditoria, são considerados como documentos de comprovação de:
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Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna no texto abaixo.

Segundo ZABALA (1998, p. 103), a avaliação de aprendizagem possui quatro tipologias: factual, conceitual, procedimental e atitudinal, pois para ele a avaliação só tem sentido para a aprendizagem quando os resultados permitem ao aluno continuar progredindo. E isto só será possível quando a avaliação dos resultados do que se transmite ao aluno for feita com relação a suas capacidades e ao esforço realizado. Portanto, este autor defende que a avaliação deve ser _____________.

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Consiste num plano de ação detalhado, destinado a orientar o trabalho específico do auditor interno, permitindo-lhe complementá-lo quando circunstâncias imprevistas assim o recomendarem. Deve contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com o objetivo de determinar-lhe a extensão e profundidade, considerando a legislação específica, o resultado de auditorias anteriores e as normas do órgão ou setor que receberá a auditagem. Esse conceito refere-se:
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Analise as afirmativas abaixo. Historicamente as políticas públicas brasileiras vêm sendo fortemente influenciadas pela lógica neoliberal.

A partir desta afirmação, quais características na educação confirmam esta lógica?

I. O rápido e barato é apresentado como critério de eficiência na oferta educacional.

II. Tendência a uma formação menos abrangente e mais profissionalizante.

III. Defesa da privatização do ensino.

IV. Metas de aceleração da aprovação para desocupar vagas, tendo o agravante da menor qualidade.

V. Processos de avaliação visam garantir a efetiva aprendizagem e devem ser duradouros e amplos.

Assinale a alternativa CORRETA.

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O planejamento de auditoria deve considerar fatores relevantes na execução de seus trabalhos. Considerando essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
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As sociedades têm centenas de problemas que cidadãos, políticos e gestores públicos acreditam ser questões de interesse público e a respeito dos quais o governo deve fazer algo. Sobre políticas públicas, assinale a alternativa correta.
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As entidades da Administração Pública Federal indireta devem organizar a respectiva unidade de auditoria interna, com o suporte necessário de recursos humanos e materiais, com o objetivo de fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle. A partir dessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA.
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Com relação ao planejamento dos processos educativos, analise as afirmativas abaixo.

I. Planejar é uma atividade que está dentro da educação, visto que esta tem como características básicas: evitar a improvisação, prever o futuro, estabelecer objetivos que possam nortear a execução da ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da própria ação. Planejar e avaliar andam de mãos dadas.

II. O plano de ensino define e operacionaliza toda a ação escolar no que diz respeito ao currículo e às dinâmicas de sala de aula implicando especialmente docentes e discentes.

III. Projeto é também um documento produto do planejamento porque nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas de uma unidade de ensino, instituição e/ou grupos de pesquisa. Como o próprio nome indica, projetar é lançar para a frente, dando sempre a idéia de mudança, de movimento. Projeto é a marca da passagem do presente para o futuro.

IV. Projeto Político-Pedagógico precisa ser entendido como uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades e deve ser organizado e escrito pelo gestor principal dos segmentos educacionais para garantir sua eficácia, consistência e compromisso.

V. A política educacional de um povo também deve estar expressa em um planejamento, que, no caso do Brasil, denomina-se Plano Nacional de Educação, que estabelece metas e objetivos a longo, médio ou curto prazo.

Assinale a alternativa CORRETA.

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