Segundo Fusari (1998), “Elaborar, executar e avaliar planos de ensino exige que o professor tenha clareza (crítica): da função da educação escolar na sociedade brasileira; da função político-pedagógica dos educadores escolares (diretor, professores, funcionários, conselho de escola); dos objetivos gerais da educação escolar (em termos de país, estado, município, escola, áreas de estudo e disciplinas), efetivamente comprometida com a formação da cidadania do homem brasileiro; do valor dos conteúdos como meios para a formação do cidadão consciente, competente e crítico; das articulações entre conteúdos, métodos, técnicas e meios de comunicação; e da avaliação no ensino-aprendizagem”. Embora pautada pela educação básica, essa colocação de Fusari apoia-se em pressupostos de planejamento que se aplicam a qualquer nível de ensino, inclusive o superior. Tomando por base essas considerações, pode-se afirmar que um competente planejamento de ensino
a) significa elaborar planos de ensino de tal qualidade que o trabalho de preparo das aulas por parte do professor torna-se dispensável.
b) envolve pensar, de forma radical, rigorosa e de conjunto, os problemas da educação escolar, levando-se em conta o processo ensino-aprendizagem.
c) independe da posição filosófica dos docentes, uma vez que a concepção de mundo e a visão da sociedade almejada já se encontram explicitadas na legislação vigente.
d) implica na elaboração de planos sem falhas, pois somente estes são capazes de transformar a realidade da sala de aula.
e) é o que se apoia em um livro didático de qualidade, pois dele dependem tanto o método quanto a metodologia de trabalho do professor.