Entrar

Questões de Concurso: UFU MG

Confira aqui questões de UFU MG para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.

Duas ferramentas essenciais ao desenvolvimento web são o Apache Tomcat Server e o Apache HTTP Server.

Em relação às funcionalidades suportadas por estas ferramentas e a suas configurações, assinale a alternativa INCORRETA.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.
   O ginkgo é um fóssil vivo. É a espécie de árvore mais antiga que vive no planeta, relativamente inalterada, há cerca de 200 milhões de anos. Eles podem viver centenas de anos — às vezes mais de mil —, e sobreviveram a algumas das maiores catástrofes do mundo.
      Qual é o segredo de sua longevidade, afinal?
    Cientistas estão começando a encontrar respostas nos anéis e nos genes das árvores de ginkgo biloba na China.
     "Nos humanos, à medida que envelhecemos, o sistema imunológico começa a não funcionar tão bem", disse Richard Dixon, biólogo da Universidade do Norte do Texas. Mas, de certa forma, "o delas, com mil anos, parece o de uma de 20". 
      Ele e seus colegas na China e nos Estados Unidos compararam as árvores jovens e velhas de ginkgo, com idades entre 15 e 1.300 anos, em um estudo publicado nesta semana na revista Proceedings of the National Academies of Science. 
     Eles descobriram, examinando a genética do câmbio vascular — uma camada ou cilindro de células vivas atrás de sua casca — que o ginkgo cresce indefinidamente mesmo com idade avançada.
    Isso porque os genes do câmbio não contêm nenhum programa de senescência, ou morte, de acordo com os pesquisadores. Assim, continuam seu programa para criar defesas mesmo após centenas de anos. As árvores antigas também produzem o mesmo número de sementes e têm folhas tão eficientes quanto as jovens.
   Os cientistas acreditam que outros tipos de árvores podem ter um padrão semelhante de programação genética. 
    Mas, embora vivam muito, os ginkgos também envelhecem. As árvores crescem para cima e para fora: para cima, com uma região geradora de células chamada meristema apical, e para fora, com o câmbio vascular. Com o passar do tempo, o clima ou outros fatores danificam o meristema apical, limitando a altura. E, a cada ano, folhas morrem e caem. [...]
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2020/01/estudo-sugere-por-que-algumas-arvores-vivem-mais-de-mil-anos.shtml Acesso em: 19 jan.2010. (Fragmento)

De acordo com as características do texto acima, é correto afirmar que sua função predominante é
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Com relação ao aplicativo MS Word 2013 e suas propriedades, assinale a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Todos os arquivos acessíveis no Linux Ubuntu são organizados em uma grande estrutura em formato de árvore com a cabeça da árvore sendo o diretório raiz (/). No entanto, é comum ter mais de uma partição (cada uma com seu próprio sistema de arquivos) juntas na mesma árvore de sistemas de arquivos. Essas partições também podem estar em dispositivos físicos diferentes ou mesmo na rede. Assinale a alternativa que apresenta o comando que permite a visualização de todos os sistemas de arquivos atualmente em uso no sistema.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Atualmente, há duas versões do Internet Protocol (IP) em operação na Internet e em redes locais de todo o mundo, sendo elas as versões IPv4 e IPv6.

Sobre o espaço de endereçamento de ambas as versões e sobre as classes de endereçamento do IPv4, assinale a alternativa INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Com relação à instalação e à configuração do PostgreSQL 9.4 a partir da interface de linha de comando, analise as afirmativas abaixo.
I. O comando "initdb -D /var/lib/pgsql/data" permite definir e inicializar o diretório informado como parâmetro para armazenamento de bases de dados. II. O comando "postgres -D /var/lib/pgsql/data" apaga todas as bases de dados no diretório informado como parâmetro. III. A porta padrão na qual o servidor espera novas conexões é a de número 5432. IV. Por padrão, o servidor aceita conexões a partir de todas as interfaces de rede e endereços IP configurados no sistema.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

O Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1.171/94) estabelece deveres e vedações ao servidor público.
Considerando-se esse decreto, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

         Hidrogéis são redes tridimensionais de polímeros – naturais ou sintéticos – capazes de reter grande quantidade de água em sua estrutura. Outra característica importante é a elasticidade desses compostos.

    Uma das novas aplicações, desenvolvida no Canadá, é um sensor que, grudado à pele, transforma estímulos mecânicos, como tensão e deformação, e outros sinais, como umidade, em sinais elétricos. O dispositivo foi batizado de AISkin (de pele iônica artificial em inglês), e os primeiros resultados foram publicados na revista Materials Horizons.

    A previsão é que o sensor possa incrementar tecnologias vestíveis em áreas diversas. No artigo, os cientistas relatam testes bem-sucedidos com a detecção do movimento de um dedo da mão, o que poderia ajudar, na área da saúde, o acompanhamento de processos de reabilitação, por exemplo. Outro teste foi feito com um touch pad (painel sensível ao toque) grudado à mão de uma pessoa, no qual foi possível controlar ações em um jogo eletrônico no computador.

    A inspiração para o novo sensor veio diretamente da pele humana, uma rede polimérica com presença de uma variedade de sensores neurais. Esses sensores transformam os estímulos recebidos – como um aperto de mão ou a aproximação do fogo – em sinais elétricos pelo transporte de íons (átomos eletricamente carregados, positiva ou negativamente, por terem perdido ou ganhado elétrons). Essa capacidade é chamada de transdução – a transformação de estímulo ou sinal de um tipo em outro. [...]

Pezzo, Mariana Disponível em: https://sinteses.blogfolha.uol.com.br/2020/01/23/de-piscina-de-ions-a-bebedouro-de-bacterias-o-potencial-do-hidrogel/ Acesso em: 23 jan. 2020. (Fragmento)

De acordo com o texto acima, assinale a alternativa cujo trecho requer novas informações a fim de permitir rever opiniões e crenças desfavoráveis ao fato narrado.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.


    Quando jogamos uma pedra em um lago, observamos na superfície círculos concêntricos de ondas que se expandem até a margem. Outros fenômenos físicos se deslocam de forma análoga. O som, por exemplo, também consiste de vibrações ondulatórias das moléculas do meio ambiente (ar, água etc). E a luz, será que também é formada por ondas? 
    Em 1704, Isaac Newton (1642 - 1726) publicou "Ótica", um dos maiores trabalhos científicos de todos os tempos, contendo os resultados de três décadas de pesquisas sobre o tema. Nesse livro, ele defende que a luz consiste de pequenas partículas ("corpúsculos") que se movem com velocidade muito grande, mas finita.
     A teoria corpuscular da luz não era nova — havia sido proposta pelo matemático e filósofo francês René Descartes (1596 - 1650), em 1637— mas estava longe de ser consenso. As conclusões de Newton acenderam (mais) uma controvérsia com seu compatriota Robert Hooke (1635 - 1703), defensor da teoria ondulatória. Não por acaso, "Ótica" só foi publicado após a morte de Hooke.
    O prestígio de Newton fez com que suas ideias sobre o assunto prevalecessem por mais de um século. Mas a teoria corpuscular tinha problemas...
    Quando a luz passa de um meio para outro (por exemplo, do ar para a água ou o vidro), ela muda de direção, e pode ocorrer que passe a exibir cores que não pareciam estar lá. É esse fenômeno, chamado refração, que explica a formação do arco-íris em dias de chuva. Newton estudou-o intensamente, usando lentes e prismas de vidro, e provou que essas luzes coloridas podem ser recombinadas, por meio de outra refração, para recompor a luz branca.
     Essas conclusões iam contra ideias bem estabelecidas — Aristóteles afirmara que a luz não tem cor, que esta reside apenas nos objetos materiais —, o que dificultou a aceitação na Europa. Em pleno século 19, ainda havia muita oposição, inclusive do genial escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749 - 1832) dando pitacos um pouco fora de sua principal especialidade...
     Mas o pior é que a teoria corpuscular não consegue explicar a refração nem vários outros fenômenos importantes, como a difração, a polarização e a interferência, que a teoria ondulatória interpreta de modo muito satisfatório.
    Ao mesmo tempo, ocorriam avanços notáveis no estudo da eletricidade e do magnetismo que iriam fornecer mais argumentos contundentes em favor da teoria ondulatória. Ao final do século 19, parecia que a questão estava resolvida em favor de Hooke. Mas a saga estava só começando...

VIANA, Marcelo Disponível em:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/2020/01/a-luz-e-feita-de-que.shtml Acesso em: 22 jan. 2020.
Assinale a alternativa cujo trecho em destaque estabelece com a oração que lhe antecede circunstância de modo.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Utilizando-se o Microsoft Word 2013, deseja-se inserir a numeração de páginas no rodapé de tal forma que o número 1 comece a ser exibido a partir da terceira página do documento. As páginas 1 e 2 não devem exibir nada no rodapé.
Assinale a alternativa que descreve os passos para esta configuração da numeração de rodapé.
🧠 Mapa Mental