Entrar

Questões de Concurso: UFRN

Confira aqui questões de UFRN para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A formação de atitudes e valores, no contexto da formação universitária, deve ser considerada como uma das finalidades da educação superior. Nesse sentido, o assistente de estudantes deve ter, dentre outras, essa preocupação. Leia as afirmações a seguir sobre as atitudes, os valores e sua formação.

I As atitudes são complexas, pois envolvem tanto conhecimentos quanto afetos (sentimentos e preferências) e condutas.
II Os valores orientam as ações.
III A formação de atitudes deve ser objeto de ensino em uma ou duas disciplinas específicas do currículo.
IV A informação é o elemento mais importante e é suficiente na formação de valores.

Das afirmações, estão corretas
🧠 Mapa Mental
A deficiência visual, para fins educacionais, é considerada a perda total ou parcial, congênita ou adquirida da visão, variando de acordo com o nível ou acuidade visual. Considere as afirmações a seguir em relação à atenção a estudantes com esse tipo de necessidade especial.

I Os estudantes com deficiência visual podem ser considerados em iguais condições educacionais em relação aos demais estudantes.
II O uso de palavras relacionadas com a visão não é adequado na presença de estudantes com deficiência visual.
III As palavras “aqui, ali, aí” devem ser usadas com toda naturalidade com os estudantes com deficiência visual.
IV É importante que professores e assistentes de estudantes tenham conhecimentos acerca do tipo de deficiência visual dos estudantes e das implicações que ela acarreta.

Das afirmações, estão corretas
🧠 Mapa Mental
A gestão de pessoas de uma organização pode atuar em níveis distintos e assumir diferentes papéis e responsabilidades. No nível operacional, essa gestão
🧠 Mapa Mental
A LDB/96, ao definir marcos legais sobre a Educação Superior , estabelece que
🧠 Mapa Mental
Na transcrição do RNA mensageiro, em eucariotos, ocorre
🧠 Mapa Mental
A dimensão investigativa é inerente à natureza de grande parte das competências profissionais para: compreender o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, identificar as demandas presentes na sociedade, realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais, realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social. Essas competências se relacionam ao ato de investigar que ganha o estatuto de elemento constitutivo da própria intervenção profissional. A pesquisa e a produção de conhecimento crítico são reconhecidos como essenciais e são partes constitutivas do trabalho profissional porque
🧠 Mapa Mental
A mobilidade dos estudantes da UFRN é normatizada pelo regulamento dos cursos regulares de graduação dessa instituição. Em relação a essa condição da formação profissional, considere as afirmações a seguir.

I É permitido que estudantes façam estágios em instituições estrangeiras, convenientemente conveniadas.

II É permitido que estudantes vinculados a um curso de um campus da UFRN possam se matricular em componentes curriculares de outro curso que confira título e habilitação iguais ao primeiro em outro campus da instituição.

III A mobilidade interna se aplica na modalidade da educação a distância.

IV A mobilidade dos estudantes na UFRN só é permitida durante o último ano do curso.

Das afirmações, estão corretas
🧠 Mapa Mental
Ensino, aprendizagem e formação são três categorias da formação profissional universitária na UFRN. Em relação a essas categorias do Projeto Pedagógico dessa instituição, é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
A Lei nº 10.861, de 14 de abrir de 2004, institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. Em relação ao SINAES, é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Os métodos construtores da programação orientada a objetos são utilizados para instanciar objetos de uma determinada classe. Assim, não é possível criar objetos sem invocar um construtor. A respeito do construtor,
🧠 Mapa Mental