Entrar

Questões de Concurso: TRT RJ

Confira aqui questões de TRT RJ para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Considere verdadeiras as afirmações:

I. Se Manuel é engenheiro, então Edileuza não é médica.
II. Ou João é analista, ou Ricardo é advogado.
III. Se Ricardo não é advogado, então Edileuza é médica.
IV. João é analista.

A partir da veracidade das afirmações, conclui-se corretamente que
🧠 Mapa Mental
No enquadramento de determinados elementos verificou-se que todos se enquadram na categoria J; nem todos, mas alguns se enquadram na categoria K; nem todos, mas alguns se enquadram na categoria L; nem todos, mas alguns se enquadram na categoria M, estes porém, não se enquadram, em hipótese alguma, na categoria L. Sendo assim, um elemento que se enquadra na categoria K
🧠 Mapa Mental
Considere as seguintes afirmações como verdadeiras:

- Carlos só jantaria com Júlia se tomasse o ônibus das 19 horas.
- Júlia só jantaria com Carlos se ele a convidasse.
- Carlos só conseguiria tomar o ônibus das 19 horas se o seu chefe o liberasse mais cedo do serviço.
- Carlos tomou o ônibus das 19 horas.

A partir dessas informações é possível concluir que
🧠 Mapa Mental
Alberto é mais velho do que Beatriz e mais novo do que Débora. Beatriz não tem 30 anos, mas tem mais do que 20 anos. Cleuza não é mais nova do que Alberto, mas é mais nova do que Débora. Débora tem menos de 40 anos e mais do que 30 anos. Com essas informações é possível concluir que
🧠 Mapa Mental
Um relógio adianta 40 segundos a cada 4 horas. Outro relógio atrasa 15 segundos a cada 3 horas. Às 13 horas de um dia, os dois relógios foram acertados e marcavam exatamente 13 horas. O tempo decorrido para que os relógios apresentassem uma diferença de marcação de um minuto e meio foi de
🧠 Mapa Mental
Dos oito técnicos que trabalham em um departamento de uma repartição, menos do que a metade deles, mas não apenas um, exercem a coordenação dos trabalhos. Dentre os coordenadores, não todos e nem apenas um, há os que exercem a chefia de trabalhos especiais. O total de pessoas em uma reunião, na qual estiveram presentes apenas os chefes de trabalhos especiais e os técnicos que não exerciam coordenação, é igual a
🧠 Mapa Mental
No universo dos números naturais, os números 16; 61; 31; 46 possuem uma característica comum que é apresentar o mesmo resto da divisão, no caso o número 1, quando são divididos por 5. O número 31 dividido por 5 apresenta o quociente 6 e resto da divisão igual a 1, por exemplo. Considere essa mesma ideia e um divisor maior que 5 e menor do que 10. Dentre os cinco números que seguem, apenas um não possui essa característica comum que os outros quatro números possuem, em relação a um mesmo divisor.

37 65 30 45 79

O número que não apresenta essa característica comum é
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas na frase:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Sobre a educação

     A escola deve desenvolver nos indivíduos as qualidades e capacidades que são valiosas para o bem-estar da comunidade. Isso não significa, porém, que a individualidade deva ser destruída e que o indivíduo deva tornar-se um mero instrumento da comunidade como uma abelha ou uma formiga. Pois uma comunidade de indivíduos padronizados, sem originalidade pessoal e objetivos pessoais, seria uma comunidade medíocre, sem possibilidade de desenvolvimento. Ao contrário, o objetivo deve ser a formação de indivíduos capazes de ação e pensamento independentes, que, no entanto, vejam no serviço à comunidade seu mais importante problema vital.
     Antes de mais nada, é preciso definir bem o papel do educador. Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas, de tal modo que suas qualidades humanas e intelectuais sejam a única fonte de respeito que ele possa inspirar no aluno.

(Adaptado de: EINSTEIN, Albert. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 38)
A frase Ponha-se nas mãos do professor o menor número possível de medidas coercitivas deve ser compreendida do seguinte modo:
🧠 Mapa Mental