Nas madeiras, sob o título de características físicas, são normalmente examinadas: a umidade, a retratibilidade, a densidade, a condutibilidade elétrica, térmica e fônica e a resistência ao fogo. Tais característica definem o comportamento do material e as alterações que sofre seu estado físico quando ocorrem variações de umidade, de temperatura ou outras em seu ambiente de emprego. De acordo com as características da madeira como material de construção, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Bem seca, a madeira é um excelente material isolante de elevada resistividade; quando úmida, é condutora, como a maioria dos materiais que contêm sais minerais.
b) A madeira é, tecnicamente, uma boa condutora de calor: sua estrutura celular aprisiona numerosas pequenas massas de ar e está composta principalmente de celulose, que é ótima condutora de calor.
c) A madeira, material leve, determina apenas uma pequena redução sonora quando em paredes de vedação. Mesmo os tabiques de contraplacados duplos dão um mau isolamento acústico - seria preciso encher o vazio com um material pesado, como areia, por exemplo.
d) É possível classificar as estruturas de madeira em diferentes categorias: as que a 300°C propagam o incêndio, perdendo rapidamente toda a resistência mecânica, e as que resistem durante certo tempo a temperaturas elevadas. Essas duas categorias diferenciam-se unicamente pelas dimensões mínimas das peças existentes: toda peça com espessura inferior a 20 mm é considerada propagadora de incêndio. Peças com tal dimensão devem ser sistematicamente recusadas; havendo necessidade de mantê-las, devem ser ignifugadas seriamente, ou, melhor ainda, protegidas com estreita colagem de materiais incombustíveis.