Entrar

Questões de Concurso: TJ DF

Confira aqui questões de TJ DF para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A relação terapêutica é o veículo pelo qual se processam os tratamentos psicoterápicos. Características do paciente e do terapeuta, reedições de vivências passadas de ambos na situação presente e a interação desses elementos com a relação atual são alguns dos elementos que contribuem para o destino da psicoterapia.
Eizirik, Libermann e Costa, 1998 (com adaptações).

De acordo com Eizirik, Libermann e Costa, julgue os itens abaixo, a respeito de transferência, contratransferência, aliança terapêutica e relação real, presentes na relação terapêutica.

I - A transferência pode ser considerada um fenômeno universal, mas especialmente evocado pela situação terapêutica. A compreensão das reações transferenciais é um importante instrumento terapêutico, embora utilizado de maneira diferente em diversas formas de terapia.
II - O termo contratransferência foi alvo de polêmica e divergências a partir de sua utilização por Freud, mas, atualmente, existe consenso acerca da sua definição e do seu emprego em psicoterapias de diferentes abordagens teóricas.
III - A expressão aliança terapêutica refere-se à capacidade do paciente de estabelecer uma relação (uma aliança) de trabalho com o terapeuta. É correto afirmar que a aliança terapêutica está presente em diferentes modalidades terapêuticas.
IV - O reconhecimento de aspectos reais do terapeuta e do paciente pode contribuir para evitar a tendência reducionista de se considerar todas as manifestações emocionais e de conduta como transferenciais.
V - Em síntese, é correto afirmar que transferência, contratransferência, aliança terapêutica e o reconhecimento da relação real ocorrem em momentos distintos.

Estão certos apenas os itens

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Quanto a bancos de dados, sistemas gerenciadores de bancos de
dados e técnicas correlacionadas de modelagem de dados, julgue
os próximos itens.

Uma linguagem de definição de visões (view definition language) serve para especificar o modo como o usuário vê os dados e como essa visão é mapeada para o esquema conceitual da base de dados.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

A partir de 1952, o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico
dos Distúrbios Mentais, em sua quarta revisão) substituiu os
conceitos de psicose, neurose e perversão pela noção de distúrbio.
Na segunda revisão de classificação das doenças (CID-10), a
OMS definiu os distúrbios mentais e do comportamento segundo
os mesmos critérios do DSM-IV. Considerando essas
classificações, dois pacientes, um diagnosticado com distúrbio
dissociativo e outro, com diagnóstico de perturbação do curso do
pensamento, podem apresentar, respectivamente

transtorno de pânico e perversão.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Rita, com 83 anos de idade, com doença pulmonar
crônica, chegou ao vigésimo dia de internação, período em que
passou por vários tipos de exames, dos mais simples aos mais
invasivos. Ainda sem um diagnóstico preciso que explicasse a
intensificação dos sintomas de fadiga extrema, seria necessário
prosseguir os exames. Há seis meses, o irmão de Rita, após duas
semanas de internação no mesmo hospital, faleceu. A lembrança
desse irmão, que sempre foi muito próximo a ela, ainda está
muito viva. "Foi como se tivesse sido ontem", diz ela, cujo maior
desejo é voltar para sua casa, já não mais suportando a
permanência naquele hospital, apesar de todo apoio que recebe
dos filhos e da equipe médica.
A partir do caso hipotético acima, julgue os itens a seguir, acerca
da intervenção ética do psicólogo junto à pessoa doente.

É ético considerar a saúde e o bem-estar do paciente como primordiais, o que implica a suposição legal de que, para preservar a vida, os cuidados médicos e psicológicos necessitam da permissão do paciente, respeitando o princípio da não-maleficência, conferindo a Rita a independência de vontade e ação e a informação sobre o tratamento e suas implicações.

🧠 Mapa Mental

Considere a seguinte situação hipotética:
Josefina tem 39 anos de idade e trabalha em uma empresa há quinze anos. É formada em Letras por uma universidade de renome. Tem personalidade forte, é muito dedicada ao seu trabalho e, em seu registro de faltas, constam apenas quatro. Antes de ingressar na empresa, Josefina residiu durante dois anos na Inglaterra e, por isso, tem ótima fluência em inglês. Josefina fez boa carreira na empresa, ingressando como datilógrafa e tendo recentemente sido promovida para secretária executiva. Ela está tendo dificuldade em relacionar-se com as demais secretárias do seu setor, por causa do seu gênio difícil. O diretor a quem Josefina se reporta pediu a sua transferência para outro setor, única e exclusivamente por esse motivo, uma vez que o seu desempenho é ótimo. Josefina não está contente com essa situação, mas, por se identificar com a empresa, não gostaria de deixar esse emprego. Em uma entrevista com o gerente de recursos humanos, ela disse que somente aceitaria uma transferência se esta não implicasse mudança de cargo e se o novo trabalho fosse desafiante. Josefina recebe um salário mensal de R$ 1.600,00, mas foi-lhe assegurado para o próximo mês um reajuste de R$ 100,00, em função de sua última avaliação. A única vaga de secretária atualmente nãopreenchida na empresa é do setor de marketing. Para essa posição, exige-se boa fluência em inglês, disciplina, organização, habilidades para controlar agenda, recepcionar e encaminhar visitas, atender telefonemas, além de maturidade, iniciativa, criatividade, discernimento e responsabilidade, uma vez que o diretor de marketing viaja muito e precisa atuar com muita objetividade, pois seu tempo de permanência na empresa é exíguo.
Diante dessa situação hipotética, a decisão acertada do setor de recursos humanos, com relação a Josefina, seria

🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Julgue os itens a seguir, referentes aos direitos individuais, previstos constitucionalmente.
Se uma empresa francesa, estabelecida no Brasil, conferir vantagens aos seus empregados franceses, diferentes e mais benéficas que as vantagens concedidas aos empregados brasileiros. Nessa situação, configurar-se-á ofensa ao princípio da igualdade, pois a diferenciação, no caso, baseia-se no atributo da nacionalidade.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
     Agora olhavam as lojas, as toldas, a mesa do leilão. E conferenciavam pasmados. Tinham percebido que
havia muitas pessoas no mundo. Ocupavam-se em descobrir uma enorme quantidade de objetos. Comunicaram
baixinho um ao outro as surpresas que os enchiam. Impossível imaginar tantas maravilhas juntas. O menino mais
novo teve uma dúvida e apresentou-a timidamente ao irmão. Seria que aquilo tinha sido feito por gente? O menino
mais velho hesitou, espiou as lojas, as toldas iluminadas, as moças bem vestidas. Encolheu os ombros. Talvez aquilo
tivesse sido feito por gente. Nova dificuldade chegou-lhe ao espírito, soprou-a no ouvido do irmão. Provavelmente
aquelas coisas tinham nomes. O menino mais novo interrogou-o com os olhos. Sim, com certeza as preciosidades
que se exibiam nos altares da igreja e nas prateleiras das lojas tinham nomes. Puseram-se a discutir a questão
intrincada. Como podiam os homens guardar tantas palavras? Era impossível, ninguém conservaria tão grande soma
de conhecimentos. Livres dos nomes, as coisas ficavam distantes, misteriosas. Não tinham sido feitas por gente.
E os indivíduos que mexiam nelas cometiam imprudência. Vistas de longe, eram bonitas. Admirados e medrosos,
falavam baixo para não desencadear as forças estranhas que elas porventura encerrassem.

Graciliano Ramos. Vidas secas. São Paulo: Martins, 1972, p.125.

No texto apresentado acima, dois personagens do romance Vidas Secas, o menino mais velho e o menino mais novo, deixam a fazenda em que seu pai trabalhava como vaqueiro, para irem à festa de Natal em uma pequena cidade.

Com base nessas informações e no fragmento do texto de Graciliano Ramos, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se a linguagem usada pelo escritor para narrar a experiência dos meninos na cidade, é correto afirmar que a questão abordada no texto pode ser considerada "intrincada" (L.9) não apenas para os personagens, mas também para o autor e o leitor.
🧠 Mapa Mental