Ao formular o plano de curso para suas turmas do ensino médio, Arildo, professor de Educação Física do C.E. Comunidade Ômega, em Magé, RJ, decidiu nele inserir conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas a fi m de subsidiar os estudantes para o autogerenciamento de atividades corporais. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN do Ensino Médio, espera-se que, no decorrer do curso, os alunos sejam capazes de:
a) compreender, conhecer, analisar e refl etir critérios culturalmente construídos e embasados em conhecimentos afi ns, de caráter antropobiológico, semiótico e científi co
b) recuperar, pelo estudo, as formas instituídas de funcionamento do organismo humano, o patrimônio representativo da cultura corporal e as classifi cações preservadas e divulgadas, no eixo temporal e espacial
c) reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia, percebendo seu papel na vida em diferentes épocas e na capacidade dessas em transformar o meio e a própria anatomia humana
d) compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modifi car as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas
e) aplicar conhecimentos e métodos ginásticos e matemáticos em situações reais, recorrendo a modelos, esboços, fatos conhecidos, relações e propriedades