Questões SEEDUC RJ de Concursos Públicos

Confira aqui Questões SEEDUC RJ de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Os gêmeos monozigóticos se formam pela separação precoce do embrião. Uma de suas características é o fato de:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Em um determinado momento, devido à intensidade luminosa, as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem. A intensidade luminosa em que isso ocorre é chamada de ponto de compensação da luz. Isso é importante para a vida das plantas porque:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

As chuvas ácidas modifi cam a composição química do solo e das águas, atingindo as cadeias alimentares. Também atingem estruturas metálicas, monumentos e edifi cações. A Baixada Santista, em São Paulo, é a região brasileira mais afetada. Os gases causadores dessas chuvas originam-se principalmente:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Fonseca (2009) afirma que o recém-nascido só responde às suas necessidades de crescimento e desenvolvimento na presença do adulto socializado. Este postulado trata de um dos princípios mais importantes proposto pelo autor, pois revela como os aspectos sociais e culturais são vistos por ele como condição vital e indispensável da ontogênese. Nesse sentido, a relação que Fonseca estabelece entre o social e o biológico é de:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Todas as células são delimitadas pela membrana plasmática. Dentre as inúmeras funções dessa membrana, pode-se destacar:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

A magnifi cação trófi ca é um dos maiores problemas da atualidade em função do acúmulo constante no ambiente de subprodutos de indústrias químicas como o chumbo e o mercúrio e de também moléculas sintéticas como plásticos, detergentes e inseticidas. A matéria não biodegradável não é eliminada ou é eliminada muito lentamente. Para os seres humanos, isso é particularmente perigoso porque:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Ao formular o plano de curso para suas turmas do ensino médio, Arildo, professor de Educação Física do C.E. Comunidade Ômega, em Magé, RJ, decidiu nele inserir conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas a fi m de subsidiar os estudantes para o autogerenciamento de atividades corporais. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN do Ensino Médio, espera-se que, no decorrer do curso, os alunos sejam capazes de:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Na pesquisa sobre avaliação na dinâmica das aulas de Educação Física escolar, Souza (in Pereira & Souza, 2011) conceituou uma matriz analítica das tendências de avaliação do ensino-aprendizagem.
Tal estudo defi niu como propósito do processo avaliativo o julgamento qualitativo realizado por professores e alunos em busca da transformação social. Tal propósito da avaliação, no campo do ensino-aprendizagem está contido na tendência:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas

Assis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para:

🧠 Mapas Mentais 📚 Apostilas