Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011) a prática da avaliação em educação física escolar tem sido predominantemente realizada de forma classifi catória, autoritária e coercitiva. A autora observa que a avaliação deve ser um processo contínuo, com envolvimento de professores, alunos e famílias, sendo utilizada para diagnosticar as realidades e orientar a tomada de decisões do ambiente escolar. Nesse sentido, o processo de avaliação compreende que é necessário:
a) desenvolver a capacidade de memorização dos conteúdos pelos alunos e de trabalhar com a mensuração de erros e acertos na busca da meritocracia
b) apresentar a realidade competitiva da sociedade e ensinar ao aluno a necessidade da hierarquia do saber e, consequentemente, a classifi cação entre os vitoriosos e os derrotados
c) entender os alunos como seres únicos, diversos entre si, que possuem experiências de vida a serem valorizadas e que também são dotados de inúmeras capacidades
d) construir habilidades e competências de liderança, hierarquia e pragmatismo a partir dos conteúdos selecionados pela comunidade
e) oportunizar a construção da obediência e da disciplina às regras estabelecidas na sociedade e na escola em busca da otimização do processo educacional