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Questões de Concurso: SEDUC RJ

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Segundo Cipriano Luckesi, hoje no Brasil, em nossas escolas, convivem diversas tendências pedagógicas. De alguma forma elas refletem as nossas escolhas, ou seja, as escolas que queremos. Na concepção de Luckesi, a escola que queremos é:
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Com a obra “Professora sim, tia não”, Paulo Freire pretende:
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Para Boligian e Alves (2011), o capitalismo evoluiu como sistema econômico, mudando a organização da economia e da sociedade e interferindo na Divisão Internacional do Trabalho - DIT de acordo com as particularidades de cada momento histórico. Alguns aspectos fundamentais caracterizam o sistema capitalista desde suas etapas iniciais. A relação correta entre a etapa do capitalismo, uma importante característica e seu período histórico está corretamente expressa em:
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Maria quer comprar 6 picolés na padaria. Os sabores disponíveis são chocolate, limão, uva e morango. Maria pode escolher todos de um mesmo sabor ou escolher picolés de sabores diferentes. Alguns exemplos: 1 picolé de chocolate e 5 de limão; 6 picolés de limão; 2 picolés de chocolate, 1 de limão, 1 de uva e 2 de morango. O número de maneiras distintas para esta compra ser feita é:
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A coesão catafórica ocorre quando um elemento remete a outro, que virá em seguida, na sequência do texto. Há coesão catafórica em:

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A gestão democrática na educação básica, em conformidade com o Art. 14 da Lei 9394/96, obedecerá aos seguintes princípios:
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A definição de uma classe de palavra que se utiliza das propriedades semânticas para sua identificação é:
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Thomas Marshall, em 1949, afirmou que o conceito de cidadania deveria incluir, não apenas os direitos civis e políticos, mas também os direitos sociais. Um cidadão pleno, portanto, deve gozar desses três direitos: civis, políticos e sociais. Tal ideia foi amplamente aceita, mas apenas em 1988, com a Constituição, o Brasil instituiu esses direitos na forma da lei. Nesta Constituição, um dos direitos sociais é:
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