Questões de Concursos Públicos: SAD MT Encontre aqui questões SAD MT de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. SAD MT Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 11 Q388432 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque a) insurgiu-se contra o poder metropolitano e proclamou a independência da capitania de Mato Grosso em meados do século XVIII. b) defendeu a liberdade dos indígenas que viviam na região de Mato Grosso, recusando-se a escravizá-los e a permitir que outros o fizessem. c) delimitou definitivamente a fronteira oeste de Mato Grosso, ao vencer os espanhóis em três sucessivas batalhas. d) descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719, marco inicial do povoamento da região de Cuiabá. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 12 Q326148 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta. a) Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista. b) Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior. c) Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial. d) Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 13 Q388130 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Relativamente à divisão do estado de Mato Grosso, de que resultou a criação do Mato Grosso do Sul, assinale a opção incorreta. a) A tese da divisão do estado é antiga, já presente no século XIX. b) Os sulistas foram os primeiros e mais enfáticos defensores da divisão. c) Antes da divisão, Mato Grosso perdeu parte do seu território (territórios do Guaporé e Ponta Porã). d) A divisão foi oficializada no governo do presidente Getúlio Vargas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 14 Q327019 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser a) ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira. b) centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir. c) motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil. d) local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 15 Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio O desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 16 Q356170 | Contabilidade, Princípios Orçamentários, Técnico, SAD MT, NCE, Ensino Médio "Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado, não devem existir despesas ou receitas estranhas a esse controle". Essa afirmação está relacionada ao princípio orçamentário denominado: a) unidade; b) anualidade; c) exclusividade; d) uniformidade; e) universalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 17 Q379648 | Biologia, Botânica, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Geralmente, são descritas como plantas avasculares, que apresentam um ciclo marcado pela alternância de gerações, isto é, uma fase haplóide e outra, transitória, que é a fase diplóide. Essas características morfofuncionais são típicas de vegetais pertencentes ao grupo das a) Angiospermas. b) Gimnospermas. c) Pteridófitas. d) Briófitas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 18 Q328202 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea. a) A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo. b) Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do aluno-cidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia. c) Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo. d) Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 19 Q472533 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Com relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta. a) Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica. b) Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica. c) O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante. d) No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 20 Q326868 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta. a) A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior. b) A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem. c) Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento. d) O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro ← AnteriorPróximo →🖨️ Imprimir questões
11 Q388432 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque a) insurgiu-se contra o poder metropolitano e proclamou a independência da capitania de Mato Grosso em meados do século XVIII. b) defendeu a liberdade dos indígenas que viviam na região de Mato Grosso, recusando-se a escravizá-los e a permitir que outros o fizessem. c) delimitou definitivamente a fronteira oeste de Mato Grosso, ao vencer os espanhóis em três sucessivas batalhas. d) descobriu ouro nas margens do rio Coxipó, em 1719, marco inicial do povoamento da região de Cuiabá. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
12 Q326148 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Na década de 20 do século XX, o índice de analfabetismo no Brasil chegava a 80% da população. Várias manifestações foram feitas, à época, em favor da educação, provocando o surgimento de um movimento que marcou a educação brasileira. Acerca desse movimento, conhecido como escolanovismo, assinale a opção correta. a) Por influência desse movimento, as idéias positivistas ganharam a simpatia das gerações mais novas de oficiais formados pelas escolas militares, cujo currículo valorizava as ciências exatas em detrimento da tradição humanista. b) Com o movimento da escola-nova, foi aprovada a Reforma Francisco Campos, que instituiu o novo estatuto das universidades brasileiras e a divisão do ensino secundário em dois ciclos, sendo que o último ciclo visava à preparação para o ensino superior. c) Esse movimento, que defende a aplicação do modelo empresarial na escola, baseia-se na racionalização e na produção do sistema capitalista, sendo um dos objetivos dos teóricos que a defendem adequar a escola às exigências da sociedade industrial. d) Esse movimento introduziu a defesa da escola pública para todos, a fim de que se pudesse alcançar uma sociedade igualitária e sem privilégios. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
13 Q388130 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Relativamente à divisão do estado de Mato Grosso, de que resultou a criação do Mato Grosso do Sul, assinale a opção incorreta. a) A tese da divisão do estado é antiga, já presente no século XIX. b) Os sulistas foram os primeiros e mais enfáticos defensores da divisão. c) Antes da divisão, Mato Grosso perdeu parte do seu território (territórios do Guaporé e Ponta Porã). d) A divisão foi oficializada no governo do presidente Getúlio Vargas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
14 Q327019 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Ao contrário do que acontecia freqüentemente no passado, um dos grandes desafios da atual escola brasileira é reconhecer a diversidade como parte indissociável da identidade nacional, o que pressupõe, por exemplo, a valorização da trajetória dos grupos que compõem a sociedade e o investimento na superação de toda e qualquer forma de discriminação. Nessa perspectiva, a escola deve ser a) ponto de partida para a consolidação de uma sociedade nacional homogênea e uniforme, condição essencial para a identidade brasileira. b) centro de formação da cidadania, sustentada no princípio de que a desigualdade resulta de condições históricas sobre as quais não se pode agir. c) motor do processo de padronização cultural do país, esforçando-se por suprimir a diversidade etnocultural ainda existente no Brasil. d) local para se aprender que as regras do espaço público permitem a coexistência dos diferentes, em situação de igualdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
15 Q387498 | Educação Artística, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio O desenho, a pintura, o grafite, a escultura, a música, a dança e o teatro são formas de arte que estão presentes no dia-a-dia, como atividades humanas, desde a pré-história. Considerando essas manifestações de arte, assinale a opção correta. a) As mais antigas figuras feitas pelo ser humano foram desenhadas em suporte de madeira, como a tela de pintura utilizada hoje em dia. b) A arte dos artistas pré-históricos, principalmente aqueles do período Neolítico, era limitada à pintura em que se utilizavam corantes naturais. c) As mãos em negativo, correspondentes a representação encontrada nas paredes das cavernas, foram feitas pelo artista pré-histórico com o auxílio de pincéis e tinta. d) Nas pinturas rupestres, os desenhos e as pinturas de animais eram reproduzidos como uma representação de como os olhos os captavam. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
16 Q356170 | Contabilidade, Princípios Orçamentários, Técnico, SAD MT, NCE, Ensino Médio "Para que o orçamento público atinja o objetivo de controlar a atividade econômica do Estado, não devem existir despesas ou receitas estranhas a esse controle". Essa afirmação está relacionada ao princípio orçamentário denominado: a) unidade; b) anualidade; c) exclusividade; d) uniformidade; e) universalidade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
17 Q379648 | Biologia, Botânica, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Geralmente, são descritas como plantas avasculares, que apresentam um ciclo marcado pela alternância de gerações, isto é, uma fase haplóide e outra, transitória, que é a fase diplóide. Essas características morfofuncionais são típicas de vegetais pertencentes ao grupo das a) Angiospermas. b) Gimnospermas. c) Pteridófitas. d) Briófitas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
18 Q328202 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Considerando que a ética trata de princípios, que os valores diferem de sociedade para sociedade e que, em todos os tempos e lugares, a educação - mesmo a informal - socializa a cultura, o conhecimento e os valores, assinale a opção que melhor traduz o papel da ética na escola contemporânea. a) A ética, por ser abstrata e metafísica, volta-se para a formação moral da pessoa, independentemente das condições externas em que se dá o processo educativo. b) Permanentemente identificada com o pensar, o refletir e o construir, a ética deve contribuir para a formação do aluno-cidadão, capaz de pensar e julgar com liberdade e autonomia. c) Por ser subjetiva, a ética se confunde com a moral e, por isso mesmo, nada mais é que o conjunto de valores que orientam e norteiam o comportamento de cada indivíduo. d) Nas circunstâncias da sociedade contemporânea, a ética deve prestar-se à formação de pessoas aptas a vencer em uma sociedade com extrema competitividade individualista. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
19 Q472533 | Educação Física, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Com relação à descrição cinesiológica dos tipos de contração e à análise das forças externas relacionadas a cada exercício ou situação descrita, assinale a opção correta. a) Quando o indivíduo, encostado em uma parede, adota uma postura fixa na posição sentada (no ar), com os joelhos flexionados em 90 graus e com as plantas dos pés apoiadas no solo, os músculos de suas pernas estão executando uma contração isotônica. b) Considere o exercício conhecido como apoio, no qual o indivíduo deitado em pronação mantém o corpo sem contato com o solo, apoiado na palma das mãos e nos artelhos hipertensos, e realiza a flexão completa seguida da extensão dos cotovelos, retornando à posição inicial. Nesse caso, no movimento de extensão, os músculos fazem uma contração excêntrica e, no movimento de flexão, uma contração concêntrica. c) O exercício com contração isocinética exige a utilização de um aparelho especial, capaz de dosar a resistência, de forma a compensar a vantagem ou a desvantagem mecânica da alavanca durante todo o movimento articular, mantendo a velocidade constante. d) No treinamento para ampliação da força muscular, os exercícios que exigem a realização de contrações concêntricas oferecem uma sobrecarga maior do que os exercícios com contração excêntrica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
20 Q326868 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Professor, SAD MT, CESPE, Ensino Médio Na prática conhecida como educação bancária, o educador é o sujeito que conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo, tratando-os como recipientes vazios a serem preenchidos, depósitos que memorizam e repetem os conhecimentos reproduzidos pelo professor. Acerca desse tema, assinale a opção correta. a) A teoria da educação bancária é defendida, ainda hoje, pela maioria dos teóricos da educação, visto que ela tem sido reconhecida como base dos melhores resultados em experiências com alfabetização no Brasil e no exterior. b) A relação hierárquica entre sujeito (professor) e objeto (aluno) é importante e deve ser estimulada em todas as formas de efetivação da alfabetização, visto serem esses os elementos primordiais no processo de ensino e aprendizagem. c) Essa prática, combatida veementemente por Paulo Freire, está associada ao modelo de educação tradicional, que reforça a passividade do aluno, tornando-o objeto no processo de conhecimento. d) O conceito de educação bancária está fortemente atrelado ao de construção de conhecimento, visto que ambos compartilham os mesmos princípios filosóficos e fundamentação teórica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro