Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Cascavel PR

Confira aqui questões de Prefeitura de Cascavel PR para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um produto em alta no mercado teve seu preço aumentado duas vezes em um período de duas semanas:

Na primeira semana, seu valor subiu 10%; e, na segunda semana, seu valor subiu 15% em relação ao valor da semana anterior.

Sabendo que o preço ao final dos aumentos citados foi de R$ 2.024,00, é correto afirmar que o valor inicial do produto é um preço compreendido entre 
🧠 Mapa Mental
O processo de territorialização em saúde visa conhecer a realidade local, ou seja, o território onde o PSF (Programa Saúde da Família) atua, e como se processam as práticas de saúde. De acordo com os modelos de divisão territorial em saúde, associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Distrito sanitário.
2. Regional de saúde.
3. Microárea.

( ) Corresponde a uma área delimitada geograficamente, organizada em torno dos serviços de saúde existentes.
( ) Área de atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS) delimitada com a lógica da homogeneidade socioeconômica sanitária.
( ) Compreende uma área geográfica que comporta uma população com características epidemiológicas e sociais e suas necessidades, e os recursos de saúde para atendê-la.

A sequência está correta em
🧠 Mapa Mental
Ingrid construiu uma piscina em sua casa e foi orientada que para tratar da água de sua piscina, deverá usar 0,005% da capacidade total da piscina em cloro. Sabendo que Ingrid utilizou 150 mililitros de cloro, qual é, em litros, a capacidade de sua piscina? 
🧠 Mapa Mental
Certa escola de dança oferece aula de salsa e de tango para seus alunos. Sabendo-se que essa escola possui um total de 85 alunos matriculados, que 58 fazem aula de salsa e que 42 fazem aula de tango, ao todo, quantos alunos fazem aulas de tango e de salsa? 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
        A AIDS na adolescência

      A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionadas à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessária a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência.
      Estudos de vários países têm demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente, as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.
      Existem algumas características comportamentais, socioeconômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso à infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo quando em relacionamentos estáveis, justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal, apesar de que, no mundo, hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se, também, que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.
      Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que “todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem”.

(Disponível em: http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3867/-1/a-aids-na-adolescencia.html. Adaptado. Acesso em: 19/04/2016.)
No trecho “Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, frequentemente direcionado ao adolescente.” (4º§), a expressão destacada exprime ideia de 
🧠 Mapa Mental