Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Bodoquena MS

Confira aqui Questões Prefeitura de Bodoquena MS de Concursos Públicos Grátis com Gabarito. Acesse Milhares de Exercícios com Perguntas e Respostas Resolvidas e Comentadas para Treinar Online. Se Preferir, Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros


Quanto aos aspectos diversos de concordância e regência (inclusive crase), assinale a alternativa INCORRETA.
A soma dos n primeiros termos de uma certa sequência é dada por Sn = 3n2 ? 7n. Dessa forma, pode-se afirmar que o 10º termo dessa sequência é:
Isabela tem cinco bolas pretas e três bolas brancas em um caixa. Ela deseja acrescentar certa quantidade de bolas brancas à caixa de modo que ao retirar, de forma aleatória, uma bola da caixa a probabilidade de ser branca seja de 75%. Desse modo, pode-se afirmar que a quantidade de bolas brancas que deve ser acrescentada é:
Beatriz escreveu a sequência (1,1,2,3,5,8,13,...) seguindo certo padrão e propôs um desafio ao seu grupo de amigos para encontrar o próximo termo. Rafael respondeu corretamente. Dessa forma, pode-se afirmar que o termo indicado por Rafael foi:
O setor cardíaco do hospital “Vida” possui 7 médicos e 12 enfemeiros. Deseja-se formar uma equipe com 5 membros para um procedimento específico, com 2 médicos e 3 enfermeiros. Dessa forma, a quantidade de equipes distintas que pode ser formada é:

Foi realizada uma pesquisa de preferência sobre dois produtos A e B. Os resultados encontrados foram os seguintes:

• 50 pessoas consomem A.

• 40 pessoas não consomem A.

• 20 pessoas consomem os dois produtos, A e B.

• 5 pessoas não consomem nem A nem B.

Dessa forma, pode-se afirmar que a quantidade de pessoas consultadas foi:

Leia o texto abaixo para responder ao item 16.

Texto 5

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP – que se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

Relacione as três grandes dimensões que compõem o PPP e, a seguir, marque a alternativa correta:

(1) Marco situacional.

(2) Marco conceitual.

(3) Marco operacional.

 ( ) Apresenta as grandes linhas de ação referentes à gestão democrática, currículo escolar, formação continuada e qualificação das condições físicas e didático-pedagógicas da escola.

( ) Expressa a opção teórica que revela a utopia social e educacional: o que se pretende alcançar em termos de transformação da prática pedagógica e social.

( ) Identifica, explicita e analisa os problemas e necessidades presentes na realidade social e suas influências nas práticas educativas da escola.

( ) Significa definir o conjunto de referências teóricas, políticas, filosóficas que balizará o trabalho da escola.

( ) Discussão vinculada ao contexto local, com aquilo que é específico da escola como instituição social e, de modo particular, da escola em que se trabalha, se estuda.

Leia o texto abaixo e responda ao item 12.

Texto 2

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO A UNESCO reuniu alguns dos maiores luminares do mundo na Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, que elaborou o relatório "Educação: um tesouro a descobrir" (Delors et al., 1996). Neste relatório, a Comissão destacou quatro pilares que são as bases da educação, ao longo de toda a vida, para o século que já começou e até nos surpreende com tantas inovações e que precisa rever este “tesouro” tão necessário à sociedade.

Diante do exposto, relacione os quatro pilares às suas definições e depois marque a alternativa correta:

(1) Aprender a conhecer.

(2) Aprender a fazer.

(3) Aprender a conviver.

(4) Aprender a ser.

( ) Desafiar a aprender com a convivência.

( ) Gerar o interesse.

( ) Tornar aptas a enfrentar situações.

( ) Objetivar viver melhor com responsabilidade pessoal.

( ) Querer adquirir, reelaborar e reconstruir novos conhecimentos.

Leia o texto abaixo e responda ao item 15.

Texto 4

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Nas palavras de Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. Para ele e para vários educadores contemporâneos, educar alguém é um processo dialógico, um intercâmbio constante. Nessa relação educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina seu educador e o educador ensina e aprende com seu estudante. Esta relação nos remete a uma concepção de que o processo de ensinoaprendizagem tem uma estrutura e um funcionamento sistêmico, isto é, está composto por elementos estreitamente interrelacionados.

Marque a alternativa em que todos os elementos interrelacionados estão diretamente ligados ao processo ensinoaprendizagem.

Leia o texto abaixo e responda aos itens 13 e 14.

Texto 3

PRINCÍPIOS E FINS DA EDUCAÇÃO NACIONAL Os atuais princípios e fins da educação brasileira estão definidos no título II - Dos Princípios e Fins da Educação Nacional, nos artigos 2º e 3º, da LDB. O artigo 2º afirma que “a educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.  

Assinale a alternativa correta que contêm quatro princípios da educação nacional